UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: DCC145 - ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa Comportamento organizacional. Aprendizagem organizacional. Modelagem da organização e de seus processos. Alinhamento de SIs aos objetivos da organização. Gestão da informação e do conhecimento organizacionais.
Conteúdo 1. Comportamento organizacional
O indivíduo e a organização; a motivação humana no trabalho; percepção, atitudes e diferenças individuais; comunicação interpessoal e organizacional; comportamento grupal e intergrupal; liderança e gerência; aplicações organizacionais - diagnóstico, gerência participativa, reestruturação do trabalho e inovações no contexto de trabalho; o papel do consultor.
2. Aprendizagem organizacional
Trabalho dos gestores; aprendizagem de adultos - conceitos, teorias e processo; aprendizagem pela experiência; aprendizagem gerencial - conceitos e abordagem da aprendizagem situada; prática reflexiva; da aprendizagem organizacional ao conhecimento organizacional.
3. Modelagem da organização e de seus processos
4. Alinhamento de SIs aos objetivos da organização
5. Gestão da informação e do conhecimento organizacionais
Aspectos teóricos e conceituais, com foco nos fatores que influenciam a criação e a transferência de conhecimento; conhecimento individual x conhecimento organizacional; trabalhadores do conhecimento.
Bibliografia LAUDON, K., LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. 9a. Ed. Pearson Brasil, 2011.
MARAKAS, G.; O'BRIEN, J. Administração de Sistemas de Informação - 15a Ed. Bookman, 2013.
ROBBINS, S. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar ALBRECHT, K. O poder das mentes em ação: Desenvolvimento e gestão da inteligência organizacional. Rio de Janeiro, Campus, 2003.
MATTOS, A. C. M. Sistemas de Informação - Uma Visão Executiva - 2a Ed. Saraiva, 2010.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do Conhecimento: Os elementos constitutivos do sucesso. Porto Alegre, Bookman, 2002.
RUAS, R.; ANTONELLO, C. S.; BOFF. L. H. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre, Bookman, 2005.
Voltar