UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: DCC129 - REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa - Introdução à Realidade Virtual

- Dispositivos de Realidade Virtual

- Softwares de Realidade Virtual

- Aplicações de Realidade Virtual

- Modelagem Geométrica, Avatares e Animação em Realidade Virtual

- Sistemas distribuídos de Realidade Virtual

- Sistemas de Realidade Virtual na internet

- Ambientes não-imersivos, semi-imersivos e imersivos

- Projeto de Ambientes Virtuais

- Introdução à Realidade Aumentada

- Fundamentos de Realidade Aumentada

- Componentes e dispositivos de Realidade Aumentada

- Aplicações de Realidade Aumentada

- Projeto aplicando Realidade Aumentada


Observação: Está disciplina deve ser ministrada em laboratório;
Conteúdo 1. Introdução
1.1 Introdução sobre RV e RA.
1.2 Dispositivos de RV e RA.
1.3 Dispositivos de Hardware.

2. Ambientes Virtuais
2.1 Visão geral sobre ambientes virtuais.
2.2 Estrutura e funções de um sistema de RV.
2.3 Estrutura e funções de um sistema de RA.

3. Desenvolvimento
3.1 Principais bibliotecas de RA e RV.
3.2 Sistemas para desenvolvimento de ambientes virtuais.
3.3 Aplicações de ambientes virtuais.
3.4 Métodos de interação em ambientes virtuais.

4. Tópicos
4.1 Estudo de tendências nas áreas de RA e RV
Bibliografia - BURDEA, G., COIFFET, P., Virtual Reality Technology, Wiley, (2nd Edition). New York, 2003.
- VINCE. J, Introduction to Virtual Reality, Springer-Verlag New York, 2004.
- SHREINER, Dave, SELLERS, Graham, KESSENICH, John. OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar - HEARN, D., BAKER, M. P. e CARITHERS, W. Computer Graphics with OpenGL. 4a Edição, Prentice Hall, 2010.
- VINCE, J. Mathematics for Computer Graphics. Springer, 2005.
- FOLEY, J. et al. Computer graphics - principles and practice. 2a Edição, Editora Addison-Wesley, 2010.
- GONZALEZ, R, WOODS, R., Processamento Digital de Imagens, 3a Edição, Pearson, 2010.
- AZEVEDO, E. e CONCI, A. Computação Gráfica - Teoria e Prática. Editora Elsevier, 2003.
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