UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de ensino

Disciplina: DCC116 - INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa 1. A Ciência da Computação em Perspectiva.
2. História da Computação.
3. Conceitos Básicos da Computação.
4. Noções de Circuitos, Eletrônica Digital e Sistemas de Computação.
5. Noções de Linguagens de Programação.
6. Noções de Arquitetura de Computadores.
7. Noções de Sistemas Operacionais.
8. Noções de Redes de Computadores.
9. Noções de Internet e World-Wide Web.
10. Noções de Engenharia de Software.
11. Palestras Sobre as Várias Áreas e Perfis do Curso de Ciência da Computação.
Conteúdo Definição da Área de Computação e Informática no Brasil.
Perfis de Profissionais e Denominações de Cursos.
Organização dos Serviços Informáticos.
Aplicações da Computação.
Impacto da Informatização da Sociedade.
Currículo do Curso de Ciência da Computação da UFJF.
Motivações para Estudar a História da Computação.
Linha do Tempo na História da Computação.
Evolução Histórica da Arquitetura de Computadores.
Personagens (Pascal, Leibnitz, Turing e outros).
O Computador (modalidades, modelo).
Funcionamento do Computador.
Exemplo de um Programa Simplificado.
A Linguagem de Máquina.
Circuitos Lógicos.
Conceitos Básicos de Eletrônica Digital (álgebra de Boole, portas lógicas).
Representação da Informação (sistemas de numeração, codificações).
Perspectiva Histórica das Linguagens.
Níveis de Linguagens de Programação.
Conceitos de Compiladores, Interpretadores, Programa Fonte e Objeto.
Desenvolvimento de Programas.
Módulos de Programas (comandos, parâmetros, função).
Paradigmas de Programação.
Linguagens Interpretadas.
Organização Básica de um Computador.
Processadores.
Memórias.
Barramentos.
Dispositivos de Entrada e Saída.
Registradores.
Instruções.
Interrupções.
Evolução da Arquitetura de Computadores.
O que é um Sistema Operacional.
Principais Características de um Sistema Operacional.
Arquitetura dos Sistemas Operacionais.
Coordenação das Atividades da Máquina.
Modelo Cliente/Servidor.
O que é uma Rede de Computadores.
Tipos de Redes.
Órgãos de Padronização.
Arquitetura de Redes.
Interconexão de Redes.
Topologias de Redes.
Tecnologias de Rede.
Segmentação de Redes.
Componentes Essenciais das Redes.
Noções Básicas de Computação Móvel.
Arquitetura da Internet.
Sistemas de Nomes.
FTP (File Transfer Protocol).
Telnet.
E-mail (Correio Eletrônico).
Newsgroups.
Definição de hipertexto e hipermídia.
Documento hipertexto e hipermídia.
Idéias básicas da WWW (World-Wide Web).
Navegadores.
Sistemas de Busca.
Principais Aspectos do Software.
Paradigmas da Engenharia de Software (definição, modelos de desenvolvimento de software).
Visão Geral da Engenharia de Software (fases de desenvolvimento).
Sub-áreas da Engenharia de Software.
Bibliografia MANZANO, José Augusto N.G. e VICCA MENDES, Sandro Santa. Estudo dirigido de Delphi 6 . São Paulo: Érica, 2002.
CANTÚ, Marco. Dominando o Delphi 5 ¿ A Bíblia . São Paulo: MAKRON Books do Brasil Editora Ltda, 2000.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar GUIMARÃES, Ângelo Moura. Algoritmos e estruturas de dados . Rio de Janeiro: LTC, 1994.
PINTO, Wilson Silva. Introdução ao desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Érica,1989.
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