UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: Quero conhecer > Histórico

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) foi instituído em 1995; oriundo do curso de Bacharelado em Matemática com ênfase em Informática, oferecido desde 1987 pelo Departamento de Matemática.

 

Em 1997, foi criado o curso de Bacharelado em Informática, e em 2001, após uma reestruturação, o curso passou a ser o atual Curso de Bacharelado em Ciência da Computação; com duração de quatro anos, oferecido no período diurno e desde o segundo semestre de 2003, também no noturno; complementado por mais dois períodos.

 

Em 2006, juntos, o DCC e o Departamento de Estruturas da Faculdade de Engenharia da UFJF passaram a oferecer o Mestrado Multidisciplinar em Modelagem Computacional, e em 2010 a mesma parceria passou a oferecer o Bacharelado em Engenharia Computacional.

 

Ainda em 2010 o DCC passou a oferecer também o curso de Licenciatura em Computação na modalidade à distância, numa ação integrada com a Universidade Aberta do Brasil (UaB), e o Ministério da Educação e Cultura (MEC).

 

Em 2011 o DCC instituiu os cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e o Mestrado em Ciência da Computação.

Também são e foram oferecidos cursos de pós-graduação como Desenvolvimento de Sistemas com Tecnologia Java; Master in Business Intelligence (Inteligência de Negócios); MBA em Gestão de Projetos de Ti; Pós-Graduação em Redes de Computadores.

 

A missão do DCC é ser um agente gerador, sistematizador e disseminador dos conhecimentos de forma a contribuir para o desenvolvimento da sociedade, através da busca da ampliação de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

O DCC oferece várias disciplinas obrigatórias e eletivas para outros cursos de graduação da UFJF, na modalidade presencial e à distância. Destacando-se o Projeto Universalização da Informática, que ministra à distância, cursos básicos de Informática para todos os cursos de graduação da UFJF, totalizando cerca de 500 vagas, por semestre letivo.

 

O DCC também abriga quatro Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento: FISIOCOMP, GCG, LApIC, NEnC, NCC e NuPIC sendo reconhecido como referência em pesquisas científicas em âmbito nacional.