UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação

Você está em: Quero conhecer > Graduação

Nesta área são apresentados cursos de graduação com a participação do DCC:

 

BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Integral e Noturno) (Página do curso)

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora tem a computação como atividade-fim e desta forma tem por objetivo formar profissionais com profunda fundamentação técnica e científica na área, aptos para a inserção em setores profissionais, acadêmicos e científicos, e que possam participar do desenvolvimento da sociedade brasileira e contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia.

 

BACHARELADO EM ENGENHARIA COMPUTACIONAL (Integral) (Página do curso)

Inspirado numa tendência internacional, a criação do curso de Engenharia Computacional foi uma iniciativa conjunta da Faculdade de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas devido à necessidade de formação de profissionais aptos à aplicação dos conhecimentos oriundos da Ciência da Computação e da Engenharia para a solução de problemas das áreas da engenharia e da ciência nos mesmos moldes do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, em funcionamento desde 2006.

O curso proporciona aos egressos uma formação essencialmente multidisciplinar, capaz de atuar na formulação, análise, implementação e aplicação de modelos matemáticos, métodos numéricos e sistemas computacionais para a solução de problemas das mais distintas áreas. Essa formação permite ao egresso do curso ao longo de sua trajetória acadêmica, identificar, formular, modelar e desenvolver modelos matemáticos para a representação de problemas complexos e a inserção em um segmento do mercado de trabalho que está voltado aos recentes desenvolvimentos tecnológicos, proporcionando ao aluno uma formação em um ambiente de pesquisa, de modo que este se habitue a questionar, buscar novas soluções, verificar suas idéias e compará-las com as de outros.

Atualmente o curso recebeu nota 5 (nota máxima) nos conceitos ENADE e CPC. Dos 135 cursos enquadrados como Engenharia, o curso da UFJF ficou em 2º lugar nacional e em 1º lugar em Minas Gerais, no conceito CPC, ocupando o 3º lugar nacional e 1º lugar em Minas Gerais, no conceito ENADE.

 

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (Noturno) (Página do curso)

O curso tem como objetivo geral viabilizar a formação de recursos humanos capazes de responder aos desafios da sociedade em contínua transformação e que atuem profissionalmente na automação dos sistemas de informação das organizações, em concordância com as estruturas organizacionais e com ênfase na tecnologia da informação e suas aplicações. Formar profissionais empreendedores, capazes de projetar, implementar e gerenciar a infra-estrutura de tecnologia de informação, envolvendo computadores, comunicação e dados em sistemas organizacionais.

 

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO (À Distância) (Página do curso)

O Curso de Licenciatura em Computação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem por objetivo formar professores com uma visão tecnológica em computação, para atuarem na rede de ensino público e privado, no atendimento aos níveis de ensino fundamental, ensino médio e educação profissional técnico de nível médio, com a colaboração de profissionais de diversas áreas, qualificados e comprometidos com o gerenciamento do processo de ensino-aprendizagem, estimulados a pesquisar, criar e a investir na própria formação. Além dessa formação, o profissional licenciado em Computação poderá atuar em diversos setores, como instrutores de cursos de informática nas iniciativas pública e privada e também em projetos de Educação a Distância, tanto no suporte aos laboratórios específicos como na tutoria das disciplinas e módulos.