UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN 1983-8379

DARANDINA: você sabe o que significa?

Você está em: Inicial > DARANDINA: você sabe o que significa?

Escolha uma das opções abaixo e confira se você acertou:


(   ) No conto “São Marcos”, de “Sagarana”, o narrador chama o joão-de-barro seu xará; posteriormente sugere que ele próprio pode chamar-se também José. Para a ambiguidade criada com a finalidade de se dizer de um sujeito anônimo (uma pessoa qualquer, seja João, José), Guimarães Rosa vai criar essa palavra, “Darandina”.


(   ) No conto “As margens da alegria”, de “Primeiras Estórias”, o menino faz uma viagem de avião até a casa do tio em uma cidade em construção – que pode ser Brasília – e sente imensa felicidade. O encantamento que o menino sente ao ver a paisagem do alto é chamado de “Darandina”.


(   ) Um plantonista de hospício, em “Primeiras Estórias”, presencia a “Darandina”: em um dos poucos contos urbanos do escritor, um homem provoca um grande tumulto ao se destacar da multidão gritando coisas como  “Viver é impossível!”, “Minha natureza não pode dar saltos?”, “Viva a luta! Viva a liberdade!”. Tragicomicamente, o suposto louco termina herói e o seu caso sem solução.


(   ) Guimarães Rosa diz ser “Darandina” uma procura que seus personagens empreendem por suas raízes, suas tradições; um saudosismo pela terra deixada para trás.


Confira a resposta

    Darandina Revisteletrônica