UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN 1983-8379

Próxima Edição

Você está em: Próxima Edição

 Volume 12 – Número 1:  A Ficção Científica em foco

Considerada durante muito tempo pelos ciclos acadêmicos como um gênero menor, a Ficção Científica emerge, a partir do século XX, como uma das mais profícuas formas de criação artística para reflexões sobre as ações humanas. Este não é, no entanto, um gênero novo e, de acordo com alguns teóricos como Adam Roberts (2000, 2018), remonta a interlúdios populares característicos da cultura antiga.

Como pontua Braulio Tavares (2018), tradutor de obras de H. G. Wells e Philip K. Dick para a língua portuguesa, a Ficção Científica não se desenvolveu ao longo dos séculos de uma forma linear, uma vez que as criações ficcionais especulativas que acabam por receber este rótulo ramificam-se por diversos caminhos. Como gênero, a Ficção Científica abriga uma miríade de vertentes, cujos critérios de diferenciação, para fins críticos, são baseados em tendências temáticas guiadas muitas vezes pelo “espírito do tempo”, o Zeitgeist de uma época, e/ou pelas inovações tecnológicas que modificam as relações humanas à medida que se desenvolvem. Suas vertentes mais clássicas e populares são aquelas que se assemelham às voyages extraordinaires pelo espaço, como as narrativas de Cyrano de Bergerac e suas derivações mais modernas, ou como a space opera, cujo exemplo mais conhecido é a série Star Wars. Nas últimas décadas, a difusão do gênero se deve também à profusão de narrativas utópicas e distópicas, que apresentam temáticas que se norteiam por problemas ambientais, desigualdades sociais e as consequências culturais causadas por regimes político-ideológicos.

Considerando a amplitude do gênero, a 23ª edição da Darandina Revisteletrônica publicará textos que abordem narrativas de Ficção Científica e suas formas de reconfigurar a sociedade a partir de suas projeções especulativas e tecnológicas.

Além dos artigos, podem ser enviados poemas, contos e também resenhas (de livros publicados nos últimos 5 anos).
Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 15 de março de 2019, devendo estar de acordo com as normas de publicação da revista, em formato “.doc/.docx” (documento de Word), com uma cópia em “.pdf”. Os textos devem estar aplicados no modelo (template) disponibilizado em nosso site. Trabalhos que não estiverem submetidos às normas não serão publicados.

As contribuições devem ser encaminhadas para o e-mail revistadarandina@gmail.com

Darandina Revisteletrônica