UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

ISSN 1983-8379

Chamada para publicação – 20ª edição

Data: 21 de julho de 2017

Prezados colaboradores,

A Darandina Revisteletrônica gostaria de comunicá-los que estão abertas as submissões de artigos para a composição de sua 20ª edição:

 

Literatura e Quadrinhos: diálogos possíveis

 

Pode-se dizer que as histórias em quadrinhos (HQs) nunca estiveram tão em alta quanto agora. Tal afirmação poderia vir de um observador comum, baseada no número e na variedade de publicações, de produtos franqueados e de adaptações para o cinema e TV dessas obras da chamada nona arte. Entretanto, o interesse pelos quadrinhos também se estende para dentro dos domínios da academia, seja por seu conteúdo técnico, estético ou literário. Diversas áreas do conhecimento vêm se debruçando sobre esse objeto de estudo, procurando entendê-lo a partir de seus respectivos referenciais teóricos. Em contraponto, há aqueles – como fez o francês Thierry Groensteen em “O sistema dos quadrinhos” – que reivindicam uma área de estudo própria, independente de outras áreas do saber. Para Nobu Chinen, em “Linguagem HQ”, os diversos elementos que compõem sua linguagem gráfico-visual tornam a leitura de uma HQ uma experiência única, pois geram um produto híbrido (de texto e imagem) em que uma parte só tem sentido quando acompanhada da outra. De qualquer maneira, o estudo sobre os quadrinhos, seu(s) código(s) e suas narrativas tem ganhado destaque dentro do âmbito dos estudos literários. Pesquisas sobre o diálogo entre as duas artes ­– quadrinhos e literatura –, sobre a interação entre palavra e imagem, sobre as adaptações de textos literários para os quadrinhos, dentre outras possibilidades de se explorar a temática, têm clamado e conquistado seu espaço, estreitando ainda mais as relações entre literatura e HQs. Tendo tais considerações em mente, a Darandina Revistreletrônica receberá para compor sua 20ª edição artigos que versem sobre a temática “literatura e quadrinhos”, a fim de suscitar e aprofundar os questionamentos acerca das relações, interconexões e diferenciações existentes entre as duas formas de arte.

Os trabalhos poderão ser submetidos até dia 31 de agosto de 2017. Os trabalhos deverão estar de acordo com as normas de publicação da revista, em formato pdf e no modelo disponibilizado no site. Os trabalhos que não obedecerem às normas não serão publicados. Além de artigos, a revista também está aceitando contribuições de textos de criação (temática livre) e de resenhas de livros publicados nos últimos 5 anos, com temáticas ligadas aos Estados Literários ou áreas afins.

 

Atenciosamente,

 

Comissão editorial – Darandina Revisteletrônica.

 

Darandina Revisteletrônica