Fechar menu lateral

Sobre o curso

O constante avanço da ciência e da tecnologia, o estímulo governamental às mudanças nos cursos de graduação brasileiros e a tendência internacional de adotar um modelo de formação flexível e interdisciplinar justificam as alterações ora introduzidas no plano político-pedagógico do curso de Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora tem a computação como atividade-fim e desta forma tem por objetivo formar profissionais com profunda fundamentação técnica e científica na área, aptos para a inserção em setores profissionais, acadêmicos e científicos, e que possam participar do desenvolvimento da sociedade brasileira e contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia.

O perfil do profissional formado é o de um cientista de computação, com base interdisciplinar e tecnologicamente generalista, mas com possibilidade de especialização em alguma área de sua escolha, o que permite grande flexibilidade de atuação em várias áreas do conhecimento que requerem o domínio de técnicas computacionais. Deverão possuir capacidade de raciocínio lógico e abstrato, compreender e aplicar conceitos, princípios e práticas essenciais no contexto de cenários bem definidos, mostrando discernimento na seleção e aplicação de técnicas e ferramentas. Dentre outras coisas, este profissional é capaz de projetar, implementar, implantar, manter e operar ambientes computacionais para solucionar problemas nas diversas áreas de aplicação, com sólido embasamento científico-tecnológico. A continuidade da formação profissional e científica, através do ingresso em cursos de pós-graduação, é fortemente incentivada pelo embasamento teórico e pela possibilidade de participar de projetos de iniciação científica, capacitando-o para a vida acadêmica.

Os fatores motivadores citados acima implicam na definição de um profissional com formação interdisciplinar, formação sólida na área de fundamentos da computação e, de acordo com as escolhas individuais do mesmo, uma formação generalista ou especialista na área de tecnologia da computação. Dentro deste cenário, as competências técnicas, habilidades e atitudes desenvolvidas ao longo do curso passam a ser o resultado de uma formação obrigatória e, portanto, comum a todos os egressos, e uma formação eletiva, decorrente das escolhas individuais. O conjunto de requisitos definidos abaixo, uma adaptação de documentos propostos pela ACM/IEEE (IEEE-CS/ACM, 2001) e SBC ( 2001) para o profissional de Ciência da Computação, lista as competências e habilidades que acreditamos estejam presentes, individualmente ou coletivamente, nos egressos do curso:

  • Possuir capacidade de raciocínio lógico e abstrato;
  • Capacidade de utilizar conhecimentos de matemática, física, ciência da computação, engenharia e tecnologias modernas no apoio à construção de produtos e serviços seguros, confiáveis e de relevância social;
    Identificar práticas apropriadas dentro de um quadro ético, legal e profissional;
  • Capacidade de atuar profissionalmente com ética avaliando o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental;
  • Reconhecer a necessidade de um desenvolvimento profissional contínuo;
  • Capacidade para aprender a aprender. O aluno precisará estar sempre aprendendo para se manter atualizado e competente. A habilidade em pesquisa está fortemente relacionada com o auto-aprendizado;
  • Discutir e explicar aplicações baseadas no corpo de conhecimento da computação;
  • Visão sistêmica da área de computação;
  • Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação;
    Demonstrar habilidade para trabalhar como um indivíduo sob orientação, como um membro de uma equipe ou como líder de uma equipe;
  • Eficiência na operação de equipamentos computacionais e sistemas de software;
  • Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização desta solução;
  • como, por exemplo, desenvolvimento e/ou aprimoramento de protocolos de comunicação, modelos matemáticos-computacionais, técnicas de armazenamento de dados, construção de linguagens de programação, dentre inúmeras outras;
  • Capacidade de abstração quando desenvolvendo as atividades de programação, projeto e modelagem;
  • Compreender e aplicar conceitos, princípios e práticas essenciais no contexto de cenários bem definidos, mostrando discernimento na seleção e aplicação de técnicas e ferramentas;
  • Compreensão da importância de se valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais e competência na utilização de técnicas de interação homem-máquina neste processo;
  • Conhecimento de aspectos relacionados à evolução da área de computação, de forma a poder compreender a situação presente e projetar a evolução futura;
  • Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, que permita ao aluno ingressar em um curso de pós-graduação ou realizar estas pesquisas na indústria;
  • Capacidade de avaliar de forma aprofundada e com embasamento teórico as atividades realizadas e produtos desenvolvidos. Esta habilidade pode ser desenvolvida através de atividades de leitura e discussão de temas e elaboração de painéis de discussão com profissionais da área;
  • Capacidade para conceber soluções inovadoras para tornar produtos competitivos;
  • Capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software. Este trabalho exige habilidade de solução de problemas e de avaliação crítica;
  • Capacidade para projetar e desenvolver sistemas que integram hardware e software;
  • Capacidade para avaliar prazos e custos em projetos de software;
  • Competência e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que reduzam o tempo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade;
  • Aplicação eficiente dos princípios de gerenciamento, organização e busca de informações;
  • Conhecimento de aspectos relacionados às tecnologias de mídias digitais;
  • Habilidade de lidar com notações, linguagens e ferramentas para elaboração de modelos;
  • Capacidade empreendedora, inclusive para aqueles que não desejam ser empresários. Esta habilidade capacita o profissional a tomar iniciativas e a liderar projetos em suas atividades profissionais. Ela é desenvolvida nos alunos através de projetos nos quais eles são estimulados a apresentar e liderar projetos de sistemas;
  • Capacidade de se expressar bem de forma oral ou escrita usando a língua portuguesa através da elaboração e apresentação de projetos e monografias durante todo o curso;
  • Fluência na língua inglesa suficiente para a leitura e compreensão de documentos técnicos na área de computação. O aluno deve desenvolver competência e desempenho em língua inglesa através de disciplinas complementares e leitura de livros e artigos de computação escritos em Inglês, que são exigidos em várias atividades curriculares.