Fechar menu lateral

Bolsa de Iniciação Científica no projeto: Aplicação de métodos de seleção de características no problema de seleção de marcadores genômicos

Projeto:

Aplicação de métodos de seleção de características no problema de seleção de marcadores genômicos

Com os avanços nas tecnologias de sequenciamento e genotipagem, a quantidade e a qualidade de dados de marcadores genômicos aumentou consideravelmente. Com isso, estudos que identificam marcadores associados ao desenvolvimento de doenças, distúrbios ou características fenotípicas têm recebido grande atenção nos últimos anos. Além da complexidade das interações entre os marcadores genômicos, há o desafio em analisar dados de alta dimensionalidade. Assim, torna-se interessante o uso de métodos e procedimentos computacionais capazes de selecionar, dentre todos os marcadores genômicos de um conjunto, apenas aqueles que estejam relacionados a determinado fenótipo observado. A seleção de um subconjunto de marcadores que seja suficiente para representar um fenótipo pode diminuir os custos na produção de chips de genotipagem personalizados os quais possuem um número menor de marcadores relacionados somente à característica desejada.

Neste projeto serão analisados os resultados da aplicação de métodos de seleção de características em bases de dados de marcadores genômicos, principalmente relacionadas ao fenótipo para produção de leite em bovinos.

Edital aqui