UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre o Setor

Você está em: Núcleo de Inovação Tecnológica > Proteção ao Conhecimento > Sobre o Setor

 

A UFJF, no intuito de estimular e proteger o conhecimento gerado em seu âmbito por pesquisadores, docentes, discentes, técnico-administrativos, bolsistas e outros vinculados, aprovou em 05 de junho de 2003, a Resolução n°19/2003, que traça as diretrizes institucionais de sua política interna de proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia. O Setor de Proteção ao Conhecimento está sediado no Critt, órgão institucional responsável pela gestão da Política de Inovação da UFJF, conforme a Lei de Inovação, e conta com uma equipe para fornecer orientação e assessoria à comunidade acadêmica nos processos administrativos relativos à proteção de propriedade intelectual. Assim, qualquer interessado em proteger seus inventos, marcas, design, softwares e direitos autorais, assim como licenciar os direitos, poderá procurar a equipe do SPC e agendar uma visita.

 

POR QUE PROTEGER?

Cabe ressaltar a relevância que possui a proteção da propriedade intelectual, pois o produto inovador, uma vez não protegido, não garante ao seu criador a exclusividade de sua exploração. Isso significa, em outras palavras, a perda de ganhos econômicos, cujo montante pode atingir altos patamares.

 

DÚVIDAS SOBRE O PROCEDIMENTO

É muito importante que a empresa/pesquisador, diante de dúvidas acerca de como proceder à defesa de seu produto inovador, procure o Setor de Proteção ao Conhecimento antes de tomar qualquer outra medida. A publicação do produto, por exemplo, impossibilita a patenteabilidade do invento, pois este perde o caráter da novidade. 

 

ASSESSORIA JURÍDICA

Além das orientações referentes à proteção da propriedade intelectual, ao Setor de Proteção ao Conhecimento cabe também orientação jurídica às Empresas Incubadas, como a revisão de contratos e a consultoria jurídica, desde que estas atividades não demandem advogado particular.

 

* Patente

* Marca

Desenho Industrial 

 

Compartilhe: