UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Parque Tecnológico

Você está em: Institucional > Parque Tecnológico

O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região (PCTJFR), cujo Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica foi concluído, terá como principal objetivo criar um ambiente de inovação e negócios, que favoreça a criatividade e a sinergia entre os empreendimentos ali instalados. O Parque será um espaço para empresas, centros públicos e privados de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), prestadores de serviços tecnológicos complexos e de apoio às atividades tecnológicas.

Toda a estrutura do Parque visa ao  desenvolvimento de novas tecnologias, com ênfase na inovação. Além disso, pretende-se aproximar as universidades e centros de pesquisa da Região da Zona da Mata Mineira (RZMM) ao sistema empresarial e à sociedade, de forma a promover a inovação, o empreendedorismo e a geração de empregos e renda.

Para sua implantação foi instituído um Comitê Técnico, que se reúne periodicamente para discutir assuntos pertinentes à implantação e ao planejamento do PCTJFR. Atualmente, o Comitê está em fase de conclusão do relatório final de implantação, que terá informações como potencialidades e demandas da região, investimento total para implantação, localização e modelo do Parque.

O Comitê Técnico é formado pelos Conselhos Executivo e Consultivo. Tem representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, do Governo do Estado de Minas Gerais, da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EMBRAPA, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais – SEBRAE-MG, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região – ADJFR, do Pólo de Excelência do Leite e Derivados, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG e do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI, parceiros dessa iniciativa.

* Atas

* Relatórios

* Portarias

* Plano de Negócios

Compartilhe:

    Veja também: Plano de Negócios, Co.labore Ensino Médio, Programa de Incentivo à Inovação.