UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Programa SPEEDlab

Você está em: Empreendedorismo > Programa SPEEDlab

Sobre o programa

O programa SPEED lab tem o objetivo de criar startups (Negócio de Base Tecnológica*), trabalhando desde a fase de ideação ou operação inicial até o ingresso no mercado.

O desenvolvimento proposto às startups, acontecerá por meio de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes.

 

Quem pode participar?

Empreendedores que possuem uma ideia de negócio e equipe formada. Poderão se inscrever no programa no mínimo dois e no máximo quatro integrantes por equipe.

 

Como participar?

As equipes interessadas poderão se inscrever nesta página a partir do dia 01 de novembro de 2018 até o dia 16 de novembro de 2018 ou enquanto houver vagas. Serão oferecidas 12 vagas para as equipes.

Serão oferecidas, adicionalmente, 8 vagas para compor o cadastro de reserva. Caso haja desistência, as equipes serão convocadas de acordo com a ordem de inscrição.

No formulário de inscrição, é importante que todos os integrantes da equipe padronizarem a descrição do campo “Nome da ideia de negócio”.

 

 

Programação SPEED lab

O programa está dividido em duas etapas:

 

1ª ETAPA

A primeira etapa será destinada para desenvolver a ideia e realizar validações necessárias, conforme o detalhamento:

 

1º dia– 19/11/2018 (segunda-feira): Apresentação do programa SPEED lab e conteúdo voltado para empreendedorismo e desenvolvimento da ideia;

 

2º dia– 22/11/2018 (quinta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios e recebem feedbacks da banca avaliativa;

 

3º dia– 26/11/2018 (segunda-feira): Apresentação de conteúdo voltado para a definição e validação do problema do cliente;

 

4º dia– 29/11/2018 (quinta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar o problema do cliente. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa;

 

5º dia– 03/12/2018 (segunda-feira): Apresentação de conteúdo voltado para a definição e validação do perfil do cliente;

 

6º dia – 06/12/2018 (quinta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar a definição do perfil do cliente. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa;

 

7º dia – 10/12/2018 (segunda-feira): Apresentação de conteúdo voltado para a definição da solução e modelagem do negócio;

 

8º dia – 13/12/2018 (quinta-feira): Participantes apresentam suas ideias de negócios, além de enfatizar a solução e modelagem do negócio. Ao fim, recebem feedbacks da banca avaliativa e seletiva.

 

Ao fim da primeira etapa serão selecionados 6 (seis) equipes para receberem o apoio na segunda etapa do programa SPEED lab. Tal processo conta com avaliadores externos ao CRITT/UFJF que participam da banca seletiva.

 

2ª ETAPA

A segunda etapa terá como foco principal desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e iniciar a captação de clientes. Além dessas entregas outros pontos serão desenvolvidos, tais como: Canvas, TRM, Definições contratuais da equipe, Plano de Marketing, Planejamento estratégico e Estudo de viabilidade financeira.

 

A duração da segunda etapa será de até 4 meses, com previsão de início no dia 21 de janeiro de 2019. Durante o período ocorrerão apresentações de metodologias e ferramentas relativas aos temas descritos acima, mentorias e apresentações por parte da equipe visando os feedbacks.

 

Ao fim da segunda etapa ocorrerá a segunda banca seletiva que também contará com avaliadores externos ao CRITT/UFJF. Serão selecionados negócios de Base Tecnológica* com potencial de inserção na Incubadora do CRITT/UFJF.

 

 

Quando será o início do curso?

A primeira etapa terá início no dia 19 de novembro de 2018.

 

Qual será a duração do programa?

A primeira etapa terá duração de 1 mês, totalizando 16 horas de conteúdo e apresentações.

A segunda etapa terá duração de 4 meses.

 

Onde serão realizados os encontros?

O programa realizado no espaço SPEED lab no CRITT, Campus Universitário, próximo ao prédio do IAD.

 

Quais os dias e horários?

A 1ª Etapa acontecerá sempre às segundas e quintas-feiras, no horário de 16h às 18h. Para a 2ª Etapa os dias e horários serão agendados com as equipes selecionadas.

 

Há algum custo para participar do programa?

A inscrição para o programa SPEED lab é oferecida de forma gratuita.

 

*Base Tecnológica: atividade produtiva fundamentada no desenvolvimento de novos produtos ou processos, baseada na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras.

Compartilhe: