UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre o Programa

Você está em: Incubadora de Empresas > Programa de Formação Empreendedora > Sobre o Programa

 

 

ibtre

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 15 DE OUTUBRO

 

O Programa de Formação Empreendedora tem como objetivo explorar a carreira empreendedora, dando aos participantes ferramentas para a identificação de oportunidades de negócios e aquisição de conhecimento necessário para o teste da viabilidade técnica, mercadológica e financeira de suas ideias de negócios.

 

PÚBLICO ALVO

Empreendedores (alunos, professores e inventores independentes) que tenham ideias inovadoras e projetos que se enquadrem no conceito de Base Tecnológica*.

 

METODOLOGIA

O processo contará com duas etapas. A primeira será a aplicação do Curso de Planejamento de Negócios, que terá como objetivo qualificar os participantes nos temas Empreendedorismo e Inovação, e prepará-los para a elaboração do Plano de Negócios. Esta etapa terá duração de dois meses, com carga horária de 20 horas/aula. Na segunda fase, com duração de quatro meses, os empreendedores receberão apoio para a construção do seu Plano de Negócios. Esta etapa consistirá na prospecção e seleção dos melhores projetos com potencial tecnológico, mercadológico e financeiro.

 

ETAPA 1

 

CURSO DE PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS

O Curso está dividido em dez módulos, a saber:

1) Empreendedorismo e Inovação;

2) Metodologia para Modelagem de Negócios:

Business Model Generation – Canvas;

3) Plano de Negócios;

4) Produto/Serviços;

5) Análise de Mercado;

6) Plano de Marketing;

7) Definição da Empresa;

8) Estratégia Empresarial;

9) Plano Financeiro;

10) Captação de Recursos.

 

O Curso de Planejamento de Negócios terá aulas presenciais sobre os temas descritos e durante o mesmo os participantes serão incentivados a desenvolver o Plano de Negócios.

 

ETAPA 2

 

A PREPARAÇÃO PARA O INGRESSO NA INCUBADORA DE BASE TECNOLÓGICA

 Ao final do Curso de Planejamento de Negócios, o Critt irá compor uma Comissão Examinadora para selecionar os cinco melhores Projetos. Os critérios de análise dos Projetos receberão notas de 0 a 10, considerando os pesos de cada item. Os critérios de avaliação serão os seguintes:

 

quadro ibt

 

Serão considerados aptos a participar desta fase os cinco Projetos classificados em ordem decrescente. Os empreendedores selecionados receberão apoio da equipe do Critt para adaptação e desenvolvimento de seus Planos de Negócios para ingresso na Incubadora de Base Tecnológica do Critt.

 

*Base Tecnológica: atividade produtiva fundamentada no desenvolvimento de

novos produtos ou processos, baseada na aplicação sistemática de conhecimentos

científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 15 DE OUTUBRO

Compartilhe: