Critt organiza evento on-line para divulgar novo programa de empreendedorismo feminino Adas Tech

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá apresentar no próximo dia 10, quarta-feira, às 19h, em Live no Youtube, o projeto Adas Tech.  O programa visa fomentar o Empreendedorismo Tecnológico Feminino no âmbito da UFJF e também fora dela, a fim de fortalecer os programas de empreendedorismo do Centro e de potencializar a inserção de mulheres neles. Seu objetivo é o de identificar e o de apoiar mulheres – de dentro e/ou de fora da UFJF, de qualquer localidade do Brasil e do exterior – que tenham ideias de modelos de negócios tecnológicos ou que envolvam inovação (inovação de produto, serviço, modelo de negócio, processo, marketing e organizacional).

A relevância do projeto

O diretor do Critt, Ignácio Godinho, falou da importância de um projeto como esse nos dias atuais. “O empreendedorismo feminino é a nova fronteira na ruptura com a tradição patriarcal, que ainda rege as relações sociais na sociedade contemporânea. É uma complexa trajetória que passou pela conquista do direito de voto, pelo ingresso no mercado de trabalho em posições majoritariamente ocupadas apenas por homens, pela afirmação do direito sobre o próprio corpo.”

Analisando as diversas dissimetrias da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, Ignácio pontua que “ainda, subsistem contudo, desigualdades na remuneração de atividades similares, acesso ao crédito e ocupação de posições de destaque em diversas esferas da vida social, como a política. Isso, sem falar, da violência doméstica, estertor bárbaro de uma comportamento machista que a mentalidade patriarcal sempre minimiza. Por isso, o ingresso das mulheres em atividades empresariais, através da disseminação do empreendedorismo feminino, é mais um elemento nesta busca de uma sociedade efetivamente democrática. Ele não só importa para a geração de emprego e renda, como, também, para a afirmação da independência das mulheres e realce de seu papel na sociedade.”

Se inscreva no canal do Critt no Youtube

Outras informações: