Fechar menu lateral

Inscrições prorrogadas para 4ª edição do SPEEDlab

O SPEEDlab, programa de pré incubação do Setor de Empreendedorismo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), tem o objetivo de criar startups de Base Tecnológica, trabalhando desde a fase de ideação até o ingresso no mercado. Os interessados em participar da quarta edição podem realizar as inscrições gratuitas até o dia 13 de março pela plataforma online Sympla.

 

O programa terá no dia 16 de março e terá duração total de 3 meses. Os encontros ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, no Critt. Podem participar, grupos de 2 a 4 pessoas por equipe, de qualquer idade, que estão dispostas a tirar uma ideia de cunho tecnológico do papel e se capacitarem para empreenderem em uma startup.

 

Fases do SPEEDlab

Durante o processo será possível definir a persona do negócio, validar as necessidades dos clientes, desenvolver o mínimo produto viável (MVP) e captar clientes. O desenvolvimento proposto às startups acontece por meio de metodologias e ferramentas para a capacitação, mentorias e avaliação diante da execução das tarefas por parte das equipes participantes em duas etapas.

 

Na primeira fase é feito um planejamento de validação do problema e o perfil do cliente, com o intuito de desenvolver as soluções propostas pelas equipes. Ao final da 1ª etapa, as equipes realizam um pitch para uma banca avaliadora que selecionará as startups que irão para a 2ª fase.

 

Após esse primeiro processo, as equipes começarão a desenvolver o MVP e iniciar a captação de clientes. Nesta fase, os participantes irão elaborar pontos de estratégia a partir de ferramentas como Canvas, organizar definições contratuais da equipe, desenvolver plano de marketing, realizar planejamento estratégico e estudo de viabilidade financeira. Ao final, as empresas selecionadas irão expor as ideias elaboradas durante o programa para investidores e parceiros em um evento dedicado à apresentação de projetos, o SPEED Day.

 

1ª Fase: 

Objetivo da fase: Validar problema e solução com possíveis clientes/usuários

  • Conceitos de empreendedorismo
  • Ideia
  • Problema
  • Pitch
  • Cliente 
  • Solução e negócio

 

2ª fase:

Objetivo da fase: Desenvolver o MVP para ingressar no mercado

  • SCRUM
  • MVP
  • Marketing
  • Vendas
  • Planejamento Estratégico
  • Aspectos Jurídicos
  • Finanças

 

Resultados

 

Ao todo, 43 startups participaram das três edições do programa em 2019. Entre elas, 19 concluíram o programa e apresentaram as ideias elaboradas no SPEED Day, evento aberto à toda comunidade empreendedora da cidade.

 

Foram desenvolvidas ideias nas áreas de saúde, educação, impacto social, finanças, dentre outras, atribuindo a nota final do programa em 4,5. Ricardo Carvalho, participante da última edição do programa com a startup Newink, conta que a participação no programa foi fundamental para entender as dinâmicas de um negócio e o funcionamento do mercado. Atualmente, a startup participa da última fase do processo seletivo do programa “Centelha” de fomento à inovação em Minas Gerais.

 

Na primeira edição do programa tivemos a participação da startup Estonteco, que foi selecionada para participar como finalista do Hult Prize na Malásia em Março de 2019, competição mundial sobre empreendedorismo social. Segundo a Cofundadora da Estonteco, Ingrid Coutinho, o programa é estruturado para as fases de consolidação de uma empresa. “Nós tínhamos muito acesso aos mentores que sabiam muito de empreendedorismo, além do auxílio em questões jurídicas”, afirma.

 

Programa SPEEDlab

 

Inscrições para 4ª edição do SPEEDlab

 

Outras informações: (32) 2102 3435 ramal 204 (Setor de Empreendedorismo)