Critt inaugura espaço de coworking

inauguração 01O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) inaugurou nesta sexta-feira, 08, o Coworking do Critt. O espaço conta com uma estrutura moderna, voltada para o desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica de Juiz de Fora e região, em sinergia com o ambiente acadêmico.

A inauguração contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, da deputada federal Margarida Salomão, do Pró-reitor de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), Marcos Tanure Sanábio, do diretor do Critt e da Diretoria de Inovação da UFJF, Ignacio Godinho Delgado e do diretor da Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra.

Marcus David ressaltou a preparação por parte do Conselho Superior (Consu) da resolução do Marco Legal da Inovação, que tem o objetivo de acelerar a interação entre universidade e empresas para o desenvolvimento conjunto de tecnologia e inovação. “A universidade sabe que ela tem potencial para fomentar inovação a partir do conhecimento intelectual que gera, e isso se torna possível a partir de espaços como esses, que fomentam essas parcerias”.

inauguração 2Para o diretor do Critt, Ignacio Godinho Delgado, a ideia é que o coworking seja um espaço dentro do arranjo geral do setor de Empreendedorismo do Critt. “Além da possibilidade de interações mais contínuas e eficientes de quem tá dentro do coworking, você está em um ambiente acadêmico, podendo contar com o capital intelectual que a universidade pode gerar”.

O gerente do setor de Empreendedorismo, Rafael Gonçalves, explica que o Coworking do Critt não é um espaço comercial. “Aqui vamos trabalhar em uma política diferente, não será comercial, mas sim um espaço compartilhado e sem divisões, as empresas nos seus boxes, nas suas salas, isso são características principais de um coworking e o nosso terá”.

Rafael ainda ressalta que o coworking não será apenas um espaço compartilhado de trabalho. “A ideia é que no coworking também aconteçam capacitações e eventos de empreendedorismo, fomentando cada vez mais a interação entre empreendedores”.

Para quem é o Coworking do Critt

inauguração 3O gerente do setor de Empreendedorismo explica que “o espaço é voltado para participantes dos programas de empreendedorismo do Critt, isso inclui todos os nossos programas, desde os participantes das oficinas de ideação, das startups participantes do SPEEDlab, das empresas incubadas e as empresas do condomínio de empresas”.

O sócio-proprietário da Automaway, empresa incubada no Critt, espera que o ambiente proporcione contato com outras empresas e oportunidades de network no mercado de tecnologia que ampliem seus conhecimentos por meio das experiências de outras empresas. “Vai ser importante a troca de saberes com outros colegas e empresários que têm pontos positivos e também já passaram por erros, ma que apresentem soluções que possam agregar no meu empreendimento e melhorar meus processos.”

Nuno Balhau, diretor comercial da empresa OPT, uma das empresas do condomínio de empresas do Critt, o Coworking do Critt irá proporcionar uma troca de experiências e conhecimento entre as empresas que compartilharão o espaço. “É um lugar bacana para trocar ideias e seria bem interessante para quem sabe empresas virarem spinoff, estamos consolidados no mercado mas eu como um diretor comercial não travo nada de início para poder entender até onde quero chegar, e assim, tomar decisões.

A vice-diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cristina Sayuri Ouchi Côrtes Dusi, que esteve presente na inauguração, acredita que o espaço vá contribuir para estimular o empreendedorismo e a inovação entre os alunos da Universidade, mas também na cidade e na região. “A abertura desse espaço mostra a UFJF ainda mais aberta à comunidade, para que ela possa trazer suas tecnologias, seus novos empreendimentos e desenvolver, em conjunto; pensando coletivamente.”

O Coworking do Critt

inauguração 4O Coworking do Critt foi construído em duas etapas. Em 2015, com recursos da Fapemig, foi estruturado o espaço em que hoje estão instaladas as empresas incubadas e o coworking. Em 2016 a Proinfra conduziu a montagem das instalações do espaço das empresas incubadas e, em 2018 e 2019, com recursos de uma emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão, foram angariados os itens e contratados os serviços necessários à instalação do coworking, além de efetuadas melhorias no Critt e adquiridos diversos equipamentos. Além disso, o Fátima Buffet doou uma mesa de sinuca para o espaço.

Para a deputada federal é essencial existir um espaço de trabalho compartilhado dentro da universidade. “O trabalho contemporâneo é um trabalho horizontalizado, colaborativo, de rede, então na medida que o espaço físico propicia isso, estaremos oferecendo melhores condições de gerar novas ideias, de compreender melhor os desafios”. Margarida ainda acrescenta que o Coworking do Critt permite que o Centro prossiga sua trajetória pioneira de introdução da inovação, não só na UFJF, mas em toda região. “É exatamente por isso que eu tive a oportunidade, o privilégio de poder contribuir com o valor de venda da emenda parlamentar, para que esse espaço se viabilizasse, se materializasse e isso eu não tenho dúvida, é um grande avanço, não só para o Critt, mas para a nossa universidade, e para a evolução econômica e tecnológica da nossa cidade, na nossa região”.

João Matos, representante da empresa Fátima Buffet, conta que acompanhou o Critt desde a sua fundação, e sempre percebeu o quanto a cidade e a universidade ganham cada vez mais com o crescimento da instituição. “Fico muito feliz de estar presente e vendo a concretização desse espaço com tanta qualidade”.

João ainda ressalta que o “Fátima Buffet sempre vai levantar essa bandeira, a nossa universidade é uma das melhores do Brasil e o Critt tem contribuído muito para o desenvolvimento acadêmico, de ideias e processos para nossa cidade”.