Critt e IF Sudeste promovem evento da FAPEMIG

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Critt UFJF), em parceria com o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais promovem nesta quarta, 23, a Apresentação das Chamadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Tríplice hélice e Centelha

O evento tem como objetivo apresentar os Programas Centelha e Tríplice Hélice à comunidade acadêmica e externa, e será conduzido pelos representantes da FAPEMIG, Thiago de Azevedo Morais e José Fernando de Oliveira Vilela, no Auditório do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia – CRITT/UFJF, de 16:00 às 17:30.

O Programa Centelha pretende disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo o território nacional por meio da mobilização e articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

A ideia é contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, e parques e polos tecnológicos, entre outros. O projeto atua em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com parceiros estaduais.

Seu público-alvo são microempresas ou empresas de pequeno porte, sediadas no estado participante, com data de constituição anterior em até 12 meses à data de publicação do edital; e pessoa física (coordenador do projeto) que, se aprovada, deverá constituir uma microempresa ou empresa de pequeno porte com sede no estado participante para contratação e recebimento dos recursos financeiros não reembolsáveis.

Já a Tríplice Hélice tem o objetivo de transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado. Segundo a FAPEMIG, o edital que prevê o fomento de R$60 milhões em projetos de interação universidade-empresa, se diferencia por focar em tecnologias que já tenham a requisição de proteção intelectual perante os órgãos competentes, no Brasil e/ou exterior.

Ao todo, serão investidos R$60 milhões nos projetos aprovados. Cada proposta não pode ultrapassar o valor de R$20 milhões e há necessidade de contrapartida da empresa proponente de, no mínimo, 2/3 do valor total da proposta. Além dos itens previstos no Manual da FAPEMIG, serão financiáveis, também, itens relacionados com as atividades de prova de conceito, desenvolvimento de protótipo, avaliação de desempenho e testes de conformidade e certificação, dentre outros. Seu público-alvo são empresas estabelecidas em Minas Gerais.

O link para inscrição você encontra aqui. As vagas são limitadas.