Comissão é criada para coordenar política de Inovação da UFJF; fóruns de debate começam no dia 6

IMG_4644O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, foi instaurada a Comissão de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A constituição de uma Comissão de Inovação na Universidade responde à necessidade de garantir maior capacidade de coordenação da política de inovação e amplo compartilhamento de seu andamento pelos interessados e pela comunidade acadêmica. Além de estabelecer as normas gerais para compartilhamento da infraestrutura da UFJF com a comunidade externa.

A Comissão de Inovação foi instaurada no dia 22 de abril, porém em janeiro de 2019, duas minutas de resolução foram encaminhadas ao Conselho Superior da UFJF (Consu) para apreciação. O primeiro documento apresenta as diretrizes gerais da política de inovação da UFJF. Os elementos básicos da estrutura da Diretoria de Inovação, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, além da composição e funções da Comissão de Inovação da instituição. Exigido pela legislação, o NIT, na UFJF, já se encontra abrigado no Critt.

A segunda minuta de resolução define as normas gerais para compartilhamento da infraestrutura da UFJF em parcerias com empresas, instituições sem fins lucrativos, instituições públicas ou pessoas físicas, conforme a legislação em vigor.

Essas propostas foram formuladas a partir de debates com a comunidade acadêmica e consulta aos interessados diretos, e teve como base o trabalho desenvolvido por professores designados pelo CSPP em 2016, representando todas as grandes áreas de ensino e pesquisa da Universidade, com apoio de técnicos do Critt. Além de consultas à Fadepe, Proex, Proplag e Propp que permitiram a consolidação desses documentos.

A comissão é formada pelos representantes do Conselho Superior (Consu), diretor da Faculdade de Educação, Álvaro de Azevedo Quelhas; diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silva Silvério; diretor do Instituto de Ciências Exatas, Eduardo Barrere; diretor da Faculdade de Economia, Cláudio Roberto Fóffano Vasconcelos; diretor da Faculdade de Engenharia, Marcos Martins Borges e diretor-geral do campus de Governador Valadares, Peterson Marco de Oliveira Andrade; pelos representantes da Administração Superior, diretor de Inovação, Ignácio Godinho e pela pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira; e pelo representante docente, professor Augusto Santiago Cerqueira e pelo representantes da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF), Fernando José de Almeida Andrade.

Marco Legal

Fóruns de debate sobre o Marco Legal de Inovação da UFJF serão realizados durante o mês de maio. O propósito é colher sugestões sobre a resolução da UFJF sobre o Marco Legal, que posteriormente serão encaminhados ao Consu da instituição.

Os fóruns de Debate sobre a Política de Inovação da UFJF, acontecerão nos dias:

– Campus JF – De 06 a 10/05.

> 06/05 – ICE, Engenharia, Arquitetura, IAD, às 17 horas no Anfiteatro do ICE.

> 07/05 – ICB, Farmácia, Fisioterapia, Odonto, Medicina, Educação Física, às 9 horas no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde.

> 07/05 – Serviço Social, Economia, Comunicação, Administração, Ciências Contábeis, Direito, às 14 horas no Auditório de Estudos Sociais.

>09/05 –Educação, ICH, Letras, João XXIII, às 15 horas no ICH.

– Campus Governador Valadares.

> 17/05, às 14 horas no Auditório da Unidade da UNIPAC do Campus de GV.

Acesse aqui os documentos sobre Política de Inovação da UFJF usados nos debates:

Minuta que define os critérios para compartilhamento e permissão de uso da infraestrutura da Universidade Federal de Juiz de Fora

Minuta que estabelece as diretrizes da Política de Inovação da UFJF

Encaminhamento para o CONSU

Portaria nº 571

Os documentos estão incluídos no Processo Processo 23071.000385/2019-95 enviado pela Diretoria de Inovação ao Conselho Superior em 14/01/2019. A Portaria 517 substituiu a Portaria 29, por ela revogada.