Microraptor UFJF conquista terceiro lugar em competição nacional

A equipe de AeroDesign da Universidade Federal de Juiz de Fora, Microraptor UFJF, conquistou o terceiro lugar na competição SAE BRASIL AeroDesign, disputada entre os dias 1º e 4 de novembro, em São José dos Campos. Com um projeto totalmente novo, a equipe conquistou ainda a menção de Menor Tempo de Montagem, e obteve o título de segundo melhor projeto da categoria Micro.

45417424_2216180975081201_7087090814613979136_n

“Pela primeira vez na história da equipe conseguimos trazer um troféu para a UFJF, e voltamos empenhados em melhorar ainda mais para subir ao lugar mais alto do pódio no ano que vem”, conta João Paulo Cassani, membro da área de Estabilidade e Controle da Microraptor.

Este ano, 1.300 estudantes participaram da competição, reunidos em 95 equipes, representando faculdades do Brasil, México e Venezuela. A Microraptor conta com 33 membros estudantes das faculdades de Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica, e de Artes e Design e Geografia.

O desafio da competição SAE Brasil AeroDesign demanda que as equipes construam aeronaves compactas e que transportem grandes cargas. Os estudantes trabalharam com motores importados e materiais compósitos, que são leves e resistentes, dessa forma, a aeronave da equipe pesa 2,8 kg, e pôde transportar uma carga de 7,5 kg.

A hora da decolagem  é o momento mais aguardado pela equipe, como descreve João Paulo Cassani, “até a aeronave retirar a carga e pousar ainda tem um longo caminho! Felizmente, como no ano passado, conseguimos realizar voos bem sucedidos, completando a missão proposta de decolar, extrair a carga e pousar com a aeronave inteira.”

Outro quesito avaliado era quanto tempo a aeronave levava para ser desmontada e ser transportada em uma caixa de 30 litros. A equipe recebeu a menção de Menor Tempo de Montagem e realizou a segunda melhor apresentação na categoria Micro.

A Microraptor trabalha com a gestão do conhecimento, a fim de manter a continuidade de desenvolvimento do projeto. “Voltamos para JF buscando documentar todos os nossos estudos, capacitar ainda mais nossos membros, e levar nossa aeronave ainda mais ao seu limite. Tudo isso é reflexo de toda a dedicação e empenho do ano inteiro”, finaliza Cassani.