Semana Qualifique-se promove a capacitação da comunidade interna e externa

42123572_2150286291670670_4152855070217601024_oTerminou hoje a quarta edição da Semana Qualifique-se, que ofereceu mais de 2 mil vagas em 20 cursos, palestras e workshops sobre diversas áreas relacionadas à inovação e empreendedorismo. Temas como economia criativa, negócios de impacto social, aplicações financeiras, estratégias de marketing e muitos outros foram apresentados à comunidade interna e externa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Segundo Débora Lipp, Gestora de Pessoas do Critt e organizadora da Semana, o evento foi um sucesso: “é uma grande alegria poder finalizar hoje com a sensação de dever cumprido e ver os corredores cheios de pessoas de todas as áreas se capacitando”.

A Semana Qualifique-se tem como objetivo principal fornecer capacitação gratuita e de qualidade para todos. A estudante do Instituto de Artes e Design da UFJF, Jéssica Americano, possui uma marca de jóias artesanais, a Zambi, e conta que a palestra sobre Negócios de Impacto Social, com o Projeto Vivart, a ajudou. “Estava com dúvidas sobre como unir empreendedorismo ao impacto social, partindo do pequeno para algo maior, e tive novos insight para expandir minhas ideias e conectar pessoas.”

Sua amiga, Bárbara Carvalho, participa do Coletivo Refazenda, que atua na reforma de escolas e espaços populares da cidade de Ervália. Segundo ela, a Semana serviu para um aprendizado sobre como prospectar: “Eu vim para aprender mais sobre essa parte do empreendedorismo de como conseguir patrocínio, para podermos expandir e abranger a comunidade inteira de Ervália.”
Muitos dos participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre suas áreas de atuação profissional. “Para mim, a palestra sobre Marketing focado no consumidor de baixa renda contribuiu bastante, porque vendo produtos de construção civil e recebi várias dicas e informações novas que com certeza irão facilitar minhas vendas”, conta Luciano Santos, técnico em Edificações e vendedor comercial.

E os palestrantes também têm aprendizados ao participarem da Semana Qualifique-se, segundo Charlie Hudson, “ministrar o curso sobre os desafios e oportunidades da Consultoria foi uma experiência incrível, o pessoal estava animado e houve uma grande troca de conhecimento durante a nossa dinâmica.”

O bolsista da assessoria de comunicação do Critt, Victor Alexsander, ministrou, na terça, dia 18, o workshop de Fotografia para Celulares. Ele, que está participando pela segunda vez do evento como palestrante, afirma que a semana é uma excelente oportunidade para reciclar conhecimento e aprender mais. “A primeira vez eu vim como ouvinte, e nas duas últimas, ofereci este curso para retribuir um pouco tudo aquilo que aprendi aqui na Universidade”, comenta.

Esta edição da Semana Qualifique-se arrecadou cerca de 300 quilos de alimentos que serão doados à instituições de caridade da cidade.

Outras informações: (32) 2102-3435