Equipe juizforana conquista segundo lugar em evento de robótica

Entre os dias 05 a 08 de julho, a equipe Rinobot da Universidade Federal de Juiz de Fora, estreou no maior evento de robótica da América Latina, o Winter Challenge. A competição que acontece todos os anos, esteve em sua 14ª edição e ocorreu no Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul e o time juizforano conquistou o segundo lugar na categoria Futebol de robôs.WhatsApp Image 2018-07-12 at 17.55.07

A equipe que é formada por alunos da UFJF, disputou contra 3000 robôs em quatro das 14 categorias do Winter Challenge com seus modelos: Mini Sumô, Seguidor de Linha, Sumô Lego e o Very Small Size Soccer (VSSS), sendo este último modelo, o responsável pela conquista no futebol.

A categoria que rendeu o título é organizada da seguinte maneira: São utilizados três robôs para cada time e o processo é dividido três áreas: A primeira é a montagem, que é responsável pela construção dos robôs; a segunda é a divisão computacional, responsável por pegar as imagens de uma câmera que fica em cima do campo e através dessas imagens indicar qual é a posição do robô e da bola e a partir delas; e nós temos a terceira área, que é a estratégia, responsável pela inteligência dos robôs. Ela define qual deles irá atacar e qual irá defender.

Segundo os membros da Rinobot, 2018 foi o melhor ano desde sua criação, com dois vice-campeonatos conquistados. Em 2017, a equipe já tinha participado da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, no qual foram campeões da categoria Standard Platform League (SPL), e, neste ano de 2018, eles também disputaram a Copa Mundial de robôs, a Robocup no Canadá com o modelo NAO.

Para o Winter Challenge, os estudantes não pouparam esforços para se preparar. De acordo com o gerente da categoria VSSS, Gabriel Barros, a competição é a mais importante pra Rinobot hoje: “a princípio não conseguimos participar porque só tínhamos o futebol de robôs, mas não tinha essa categoria na Winter. Depois surgiu o sumo e o seguidor de linha, então devido a importância da competição, decidimos participar dela também.”

WhatsApp Image 2018-07-12 at 17.53.48

Ainda sobre a preparação, Gabriel conta que desenvolveram novos andróides: “nós construímos robôs novos para quase todas as categorias para essa competição. Levamos quatro robôs novos e fomos bastante elogiados pelas outras equipes, tanto pela estética quanto pelo desempenho”.

Quanto ao apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF), o estudante de engenharia elétrica diz que foi essencial na questão do espaço que o Centro ofereceu a equipe para desenvolverem suas ideias: “Antes não tínhamos possibilidade de trabalhar com todo mundo junto se ajudando. Agora, com o espaço que o Critt cedeu pra gente, é possivel fazer isso.”

Ainda este ano, a Rino se planeja para os próximos passos: “Estamos organizando a Copa Turing, que acontece no final de agosto, terá todas as categorias que a Rino trabalha hoje. Convidamos equipes do Brasil inteiro pra participar dessa competição que organizamos na própria UFJF. Além da LARC (Latin American Robotics Competition), que é a competição latino americana de robótica. Já começamos o planejamento para participar dessa competição.”

Sobre a Rinobot

Criada em março de 2016, com cerca de dez integrantes, a Rinobot é um projeto de pesquisa, iniciativa da professora Ana Sophia Cavalcanti, que trabalha com engenharia elétrica, com habilitação em robótica e automação industrial. A equipe conta, hoje, com mais de 60 membros ativos de cursos como: jornalismo, psicologia, administração, todas as engenharias, exatas etc com habilidades e/ou interesse na área de robótica.