Maratona propõe soluções tecnológicas para JF

Neste último final de semana, 9 e 10, aconteceu o Hackathon JF Inteligente no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A maratona começou na manhã do sábado e foi até o dia seguinte.

O evento contou com a participação de profissionais das áreas de tecnologia da informação, business e design que se uniram em 6 equipes para desenvolver aplicativos que solucionassem as demandas segundo o tema “cidade inteligente”. Além disso, participaram também alunos e interessados pelo assunto.

As 3 melhores ideias receberam prêmios em dinheiro e bonificações. O primeiro colocado foi a equipe  “Asbtrata”, composta por Alisson Resende Rubim, Octávio Martins Moreira, André Borges Medeiros, Gevalmir Faciroli Carneiro e Gustavo da Silva Araujo. Eles criaram o APA, um programa que ajuda a fazer uma avaliação prévia de alvará online e receberam o valor de R$ 1500.

40871481940_33e5610bf4_k

Foto: Alexandre Dornelas

O segundo colocado foi  a equipe “E-Vade”. Com um sistema de mesmo nome que identifica os alunos mais propensos à evasão escolar, eles receberam o prêmio de R$ 1000; e o terceiro lugar ficou para a equipe  a “JF de Olho”, que criou um aplicativo de queixas de furto e roubo, sendo premiada com R$ 500.

Segundo o diretor do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFJF (Critt UFJF), Ignácio Godinho, “o evento, além de tudo, permite que o conhecimento  gerado na universidade e em outras instituições de pesquisa encontrem uma solução prática no sentido de alargar possibilidades de uma participação do cidadão”.

O Hackathon JF Inteligente foi uma iniciativa do Sebrae Minas junto ao CRITT UFJF e outros órgãos parceiros, como a Prefeitura de Juiz de Fora.