Critt UFJF abre edital para bolsa BiTec

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e a Diretoria de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgaram na última sexta-feira, 27, o edital para a Bolsa de Apoio à Inovação e à Tecnologia (BiTec). Esta bolsa se destina a alunas e alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII e da graduação da UFJF, que podem se inscrever até o dia 28 de maio.

O edital busca projetos que tenham propostas de soluções para problemas da sociedade ligados aos seguintes temas: Saúde, Engenharias, Tecnologia da Informação e Tecnologias Sociais. No total, estão disponíveis dezesseis bolsas, com duração de seis meses e remuneração de R$ 494,00 por mês.

As pesquisas serão desenvolvidas dentro da UFJF e sob coordenação e orientação de um professor da Universidade ou do Colégio de Aplicação. Para se candidatar às bolsas é necessário preencher o formulário de inscrição e a documentação descritos no edital, que podem ser entregues presencialmente no Critt ou enviados para o e-mail att.critt@ufjf.edu.br, com o assunto “Inscrição – Bolsa BiTec – nome completo do candidato”.

Edital Bolsa BITEC

Na seleção dos projetos serão priorizados aqueles que tenham caráter inédito, que atendam ao maior número possível de pessoas e que se diferenciem das soluções similares que há no mercado. E, como um dos objetivos da UFJF é aumentar o número de patentes e a conversão dessas para a sociedade, também serão levados em consideração o potencial das propostas de gerarem patentes ou spin offs acadêmicas.

“A partir desta bolsa, buscamos identificar expertises dentro de nossa comunidade acadêmica. Além disso, queremos criar um ambiente estimulante para a atividade inovadora e para o empreendedorismo entre os estudantes da instituição e do Colégio João XXIII”, destaca o diretor de Inovação e do Critt, Ignacio José Godinho Delgado.

Toda tecnologia gerada por meio do BiTec, caso venha a gerar patente ou outro tipo de registro, será de titularidade da UFJF, sendo que os bolsistas terão participação como inventores, conforme a Lei de Inovação 10.973/2004. E se os vencedores tiverem interesse em abrir uma empresa, os projetos poderão ser abrigados na Incubadora e nos programas de pré-incubação do Critt.

Outras informações: att.critt@ufjf.edu.br