Fechar menu lateral

O empreendedorismo feminino no Critt

Uma pesquisa realizada no último ano revela que há cerca de 7,9 milhões de empreendedoras no Brasil. No Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Critt – UFJF), duas empreendedoras marcam presença, Letícia Araújo e Ciane Lopes, diretoras executivas da empresa incubada Treinar Mais.

 

Em 2016, Ciane era consultora de um grupo de óticas, que demonstrou a necessidade de um treinamento mais rápido e de melhor qualidade para seus vendedores. Sua parceira, Letícia, na época participava do Programa de Formação Empreendedora do Critt, e aproveitou para desenhar um modelo de negócio focado na comercialização de treinamentos de vendas online, a princípio, voltados para o mercado ótico.

 

20841907_10159268181290445_199043189096769489_n

“O empreendedorismo traz flexibilidade para a mulher”, afirma Letícia Araújo

“Com a pesquisa de mercado e outros dados encontrados, descobri que o setor de educação corporativa online é um dos que mais cresce. Então, eu e Ciane decidimos investir no negócio. Fomos selecionadas para incubação no Critt, e desenvolvemos uma metodologia completamente distinta das entregues no mercado e que faz toda a diferença para o colaborador e para a empresa que nos contrata”, conta Letícia Araújo.

 

Um levantamento mundial feito pelo Global Entrepreneurship Monitor, realizado no Brasil em parceria com o Sebrae, aponta que, em 2016, cerca de 51,5% dos negócios foram abertos por mulheres. “Acredito que as mulheres estão desabrochando para seu potencial enquanto empreendedoras, se empoderando mais. O empreendedorismo também traz a flexibilidade que a mulher precisa no campo profissional, para cumprir todos os outros papéis que ela possui na sociedade: mãe, esposa, filha, mobilizadora, transformadora”, destaca Letícia.

 

A também diretora da Treinar Mais, Ciane Lopes, enfatiza que nos negócios liderados por mulheres a dinâmica de trabalho entre as colaboradoras é mais empática e respeitosa. “Em nossa empresa contamos com muitas mulheres parceiras. Nesta rede, avisamos umas às outras sobre períodos complexos que temos – como filho doente, doenças, complicações no período menstrual, etc. Cobrimos umas às outras, antecipamos tarefas e nos períodos de ausência tratamos apenas de prioridades, deixamos que a pessoa se restabeleça sem julgamentos e  pressões desnecessárias.”

 

ciane lopes

“A Treinar Mais surgiu de um acaso feliz, e nosso trabalho é transformar o mundo num lugar melhor”, conta Ciane

Ambas destacam a importância da capacidade de transformação para o sucesso profissional. “A educação sempre será a base de transformação de qualquer sociedade, de qualquer segmento. E acreditamos que toda mulher tem um grande potencial interno único, uma energia de transformação e de criação enormes, que podem gerar  mudanças em nossa sociedade”, afirma Letícia.

 

As sócias ainda acreditam que a ajuda do Critt tem sido uma grande força para o sucesso dos negócios: “temos o direcionamento das ações para que, passo a passo, a empresa ganhe força para crescer e se desenvolver de forma sólida e sustentável, além do contato mais próximo com mundo da inovação e da tecnologia. É uma excelente oportunidade”, finaliza Letícia Araújo.

 

Saiba mais sobre a Incubadora de Base Tecnológica clicando aqui

 

Se você deseja incubar sua empresa, acesse o Edital de Incubação

Texto: Bárbara Braga