UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Imersa, empresa incubada no Critt UFJF, é aprovada no Edital Sesi Senai de Inovação para a Indústria

Data: 2 de março de 2018

Foto 1

Os sócios Pedro Neto e João Vítor Almeida

A Imersa, startup de base tecnológica incubada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF), foi aprovada no Edital Sesi Senai de Inovação para a Indústria. A empresa, que já havia sido premiada na competição Campus Mobile na USP, agora conseguiu pleitear cerca de R$ 500.000,00 pelo Edital Sesi Senai, sendo que parte deste recurso irá para unidades qualificadas do Senai que firmaram parcerias com a startup, como o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina, que é especialista em Inteligência Artificial; e outra parte será direcionada para o Setor de Transferência de Tecnologia do Critt UFJF, que buscará professores e bolsistas para auxiliar no processo de desenvolvimento do projeto.

 

“Esses editais de fomento e de apoio à inovação ajudam as empresas, tanto com capital financeiro, quanto com capital intelectual, através de cursos e mentorias, para que possamos desenvolver melhor nossos produtos e chegar ao mercado com algo mais completo e que faça sentido para os consumidores comprarem”, explicou o Diretor Executivo da Imersa, Pedro Neto.

 

O primeiro projeto apoiado pelo Edital Sesi Senai e a ser desenvolvido pela Imersa será o “Memórias Imersivas”, que representa a evolução tecnológica do álbum de recordações, incluindo diversos tipos de arquivos e pontos de vista, para registrar acontecimentos especiais de forma digital e personalizada. O produto é uma plataforma web e mobile que transforma todos os textos, fotos e vídeos relacionados a uma experiência inesquecível – como viagens, formaturas e casamentos – em uma narrativa interativa que ficará armazenada na nuvem e poderá ser acessada por meio de notebooks, tablets, smartphones e SmartTVs de forma vitalícia.

 

A execução do projeto do Edital está prevista para começar em junho de 2018. Acredita-se que até janeiro de 2019 a empresa já terá uma versão comercializável do produto. Até lá, serão feitos diversos testes com potenciais usuários e parceiros.

 

Edital de Inovação para a Indústria

 

Segundo o Portal da Indústria, o Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa que valoriza e financia o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores em empresas de qualquer porte.

 

Criada em 2004, a iniciativa é considerada uma das mais importantes da área de fomento à inovação, tanto que, na edição passada, o edital recebeu 886 inscrições de todo o país.

 

A Imersa

 

Foto 2

As equipes Imersa e Critt no momento de incubação na IBT

A Imersa é uma startup de base tecnológica que atua no campo de economia criativa e tem como objetivo combinar tecnologias avançadas de inteligência artificial e machine learning, em contextos de Big Data, com especialistas criativos para contar histórias engajadoras em diferentes plataformas.

 

A Imersa utiliza um processo inovador para transformar as mídias em uma narrativa personalizada, que combina a tecnologia e inteligência do software com um time qualificado de edição criativa, formado por designers, ilustradores, editores e redatores. Essa combinação permite que a empresa entregue seus produtos de uma forma muito mais eficiente, sendo dez vezes mais rápidos que as soluções tradicionais e por uma fração do preço que é cobrado no mercado atualmente.

 

Fundada em 2017, a empresa participa do processo de incubação do Critt UFJF desde outubro do mesmo ano.

 

Outras informações:  (32) 2102-3435.

Compartilhe: