Fechar menu lateral

Critt UFJF participa da 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF

Entre os dias 06 e 11 de novembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora promoveu a 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que abrangeu os pilares da universidade: ensino, pesquisa, extensão e inovação. Representantes do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt UFJF) participaram do evento, ministrando oficinas, organizando palestras e mostras de tecnologia, apresentando o Critt no stand, promovendo um quiz e graduando duas empresas que foram incubadas pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Critt UFJF.

 

“Organizamos diversas atividades para a participação do Critt na 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF, no intuito de que a nossa comunidade acadêmica e estudantes de vários níveis de Juiz de Fora e região conheçam o que é desenvolvido na área de inovação, empreendedorismo, transferência de tecnologia e propriedade intelectual na Universidade, por meio do Critt UFJF, despertando o interesse desse público em ciência, tecnologia e inovação e demonstrando as várias oportunidades que podem ser oferecidas à sociedade”, explica a responsável por coordenar a participação do Critt UFJF no evento, Débora Lipp.

 

critt na semana de ciência da ufjf

Durante a Semana de Ciência, o Critt UFJF realizou uma série de atividades com o objetivo de aproximar a sociedade dos trabalhos de inovação desenvolvidos na Universidade, compartilhando conhecimentos sobre empreendedorismo e buscando refletir sobre a importância da inovação para o desenvolvimento da nossa comunidade.

 

Segundo o Diretor de Inovação da UFJF e Diretor do Critt UFJF, Ignacio Delgado, esse evento foi uma grande oportunidade para conectar conhecimento e diferentes públicos. “A Universidade, pela primeira vez, fez um evento em que ela se mostra para si mesma e para fora como um conjunto integrado de atividades. O ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação foram apresentados como componentes e atividades basilares da vida universitária”, conta Delgado.

 

Equipes de Competição

 

As equipes de competição da UFJF também marcaram presença na Semana de Ciência e apresentaram as suas tecnologias. O evento contou com as seguintes equipes: Equipe Capivara de Eficiência Energética, Escuderia UFJF, Microraptor, Rocketry Supernova, Rampage Baja UFJF e Rinobot.

 

Quiz

 

O Critt UFJF também organizou um quiz, em que o público pôde participar online, respondendo perguntas sobre empreendedorismo, inovação e gestão de conhecimento. Na sexta-feira, 10, ocorreu a final presencial do quiz, que premiou o estudante Allan Kardec Medeiros, que conquistou o primeiro lugar na competição, acertando a resposta de 16 questões.

 

critt na semana de ciência da ufjf 

Palestras, oficinas e apresentações

 

Alguns representantes do Centro participaram compartilhando estratégias de empreendedorismo. Foram ministradas palestras sobre inovação e empreendedorismo na UFJF e sobre a Liga das Empresas Juniores. Além disso, ocorreu uma oficina de Ideação e Modelo de Negócios e apresentação de portfólio das EJs.

 

“É evidente que aquilo que concerne à Diretoria de Inovação (empresas juniores, equipe de competição, mostra de tecnologia, laboratório de ideação e o quiz) tem um papel importante porque se relaciona com as atividades que chamam a atenção para a necessidade de você converter conhecimento em algo que vá para a prateleira e vira um processo que aumenta a competitividade da empresa, que vira um produto e que permite às empresas ocuparem posições melhores e mais competitivas no mercado”, finaliza Delgado.

 

Outras informações: 2102-3435