Fechar menu lateral

Critt lança mais duas empresas no mercado

WhatsApp Image 2017-11-10 at 17.21.01 (5)

O Diretor do Critt, Ignácio Godinho, o Gerente de Empreendedorismo, Leonardo Frossard e o empresário Leandro Almeida, ladeado pelos membros e membra das empresas graduandas.

Na noite desta quinta-feira, dia 09, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) lançou no mercado mais duas empresas, após o período de incubação. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 

Enquanto incubados, os empreendimentos alocados no Critt têm, além da estrutura física para alocar seu negócio, assistência da Incubadora de Base Tecnológica (IBT) e podem contar com um acompanhamento sistemático, assessoria, consultorias diversas, além de apoio em captação de recursos e também monitoramento do desenvolvimento dos negócios.

 

Agora, após terem desenvolvido suas tecnologias, inserido o produto no mercado e consolidado as empresas, tanto OPT Soluções quanto ProtMat encaram um novo desafio: o da autonomia.

 

Na avaliação de Yuri Resende, um dos sócios da empresa Protmat, o processo de incubação é muito importante na estruturação dos negócios, na elucidação do produto e nas vantagens competitivas que a empresa vai buscar. Além disso, Resende classifica como essencial os treinamentos que são oferecidos aos empreendedores e empreendedoras no período de incubação e torce para uma integração ainda maior entre o Critt e o ecossistema empreendedor: “existem esforços na direção, percebemos isso através dos convites enviados pelo Critt. De qualquer forma, conectar aceleradoras e outras incubadoras do Brasil facilita ainda mais”, sustenta.

 

WhatsApp Image 2017-11-10 at 17.21.01 (3)Os negócios na área de tecnologia têm uma característica peculiar: o alto risco. Por isso, é necessário um cuidado maior na tomada das decisões. Como última orientação, o Gerente de Empreendedorismo do Critt, Leonardo Frossard, recomenda: “é importante não parar de buscar novas soluções que te destaquem de seus concorrentes, não se limitar à melhoria dos produtos, mas também os processos e, claro, investir em Pesquisa & Desenvolvimento”.

 

Felipe Brontè, sócio da OPT Soluções, acredita que interação no Centro é o ponto mais forte e afirma que a empresa conseguiu percorrer bem entre as que compõem o Critt, buscando orientação para melhora: “tanto na parte jurídica, recursos humanos, qualidade, transferência de tecnologia, comunicação, marketing, sempre trouxeram oportunidade de melhoria para nós”, informa e, por este motivo, acredita que essa estrutura precisa ser ainda mais divulgada para que outras pessoas tenham acesso a esses benefícios.

 

“A sensação é de satisfação por ter oferecido suporte neste período e a concretização de um trabalho de apoio aos empresários e suas equipes”, afirma o Diretor do Critt, Ignácio Godinho.

 

A ocasião contou ainda com a presença do empresário Leandro Almeida, Diretor Executivo da Proveu, contando seu trajetória de sucesso. A empresa, originada na incubação do Critt, possui 13 anos de história e, atualmente, conta com mais de 39 mil clientes atendidos em todas as regiões do país, dominando cerca de 10% de mercado em um universo que já chegou a 45 concorrentes.

 

Incubação

 

A Incubadora do Critt recebe empreendimentos de Base Tecnológica, ou seja, empresas que desenvolvem produtos, processos organizacionais tendo a Tecnologia como seus modelos de negócios.

 

Para incubar sua empresa no Critt é preciso acompanhar o Edital de Incubação que, atualmente, é composto por três fases: Apresentação de Pré-proposta; Entrega e Apresentação Oral do Plano de Negócios; e Avaliação do Perfil Empreendedor.

 

Para outras informações: ufjf.br/critt/incubadora-de-empresas/