Fechar menu lateral

Segurança onde você estiver: Novelty é a primeira aprovada no Edital de Incubação do Critt/UFJF

Antigos parceiros de trabalho, Renato e Eliton se juntaram para criar uma solução tecnológica que amplie a segurança de crianças em locais abertos. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Antigos parceiros de trabalho, Renato e Eliton se juntaram para criar uma solução tecnológica simples, mas inovadora. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Imagine-se na seguinte situação: você está numa praia com sua esposa, aproveitando para relaxar e descansar, enquanto seu filho brinca tranquilamente próximo à água. Em questão de segundos, você se distrai e a criança desaparece, sem sinal de onde possa ter ido. Viver uma situação como essa, tão comum nos períodos de férias e que deixa qualquer pai desesperado, foi o que motivou o empresário Renato Rodrigues a buscar em sua área de atuação uma tecnologia capaz de evitar que outras famílias passem pelo mesmo transtorno.

O projeto, conhecido como MCare, foi o primeiro a ser aprovado no edital contínuo de incubação lançado no ano passado pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com a aprovação, a Novelty, empresa criada por Rodrigues e seu sócio, Eliton Lopes, inicia este ano sua experiência na Incubadora de Base Tecnológica (IBT), onde serão trabalhados o desenvolvimento de suas tecnologias, a inserção dos produtos no mercado e sua posterior consolidação neste.

O empresário explica que o interesse em criar algo nesse campo surgiu quando ele e Lopes ainda eram colaboradores da Proveu Indústria Eletrônica, empresa já graduada pela Incubadora do Critt/UFJF. “O mercado de aplicativos para dispositivos móveis estava crescendo e uma experiência pessoal despertou nossa atenção para uma necessidade da sociedade. Passeando na praia com meu filho e minha esposa, perdemos ele de vista. Ela ficou na barraca para garantir que ele nos localizasse se tentasse voltar, enquanto eu saí procurando”, revela.

 

Com a pulseira, pais podem monitorar localização de seus filhos utilizando o celular. Foto: Divulgação

Com a pulseira, pais podem monitorar localização de seus filhos utilizando o celular. Foto: Divulgação

Identificando mercados

“Minutos depois, encontrei ele com uma senhora e mais duas crianças perdidas. Passado o susto, cheguei à conclusão de que ali havia uma demanda e começamos a ter ideias sobre como a tecnologia poderia ser uma aliada para atendê-la”, pontua Rodrigues. “Estudando nossas possibilidades de atuação, identificamos outros casos em que essa demanda está presente, como de pessoas com a doença de  Alzheimer e animais de estimação, que também podem ser monitorados para evitar que se envolvam em situação semelhante”.

Contudo, o empresário afirma que o foco da empresa desde sua criação, em 2014, são os pequenos. “Decidimos trabalhar com um nicho por vez. Já temos um modelo em desenvolvimento que conecta a pulseira no pulso da criança ao celular dos pais via Bluetooth e estamos trabalhando em outro que utiliza um sistema de posicionamento via satélite (GPS). Por meio do Edital de Inovação Senai/Sesi, recebemos suporte no desenvolvimento do hardware e no design do produto final, que está sendo testado nesta semana”, comenta.

Ainda segundo Rodrigues, a Novelty concorre novamente na edição deste ano do referido edital, já estando na terceira etapa do processo de seleção e visando aprimorar o projeto já acolhido anteriormente. Em 2014, a empresa também ficou entre as 10 indicações da Liga dos Campeões, competição realizada anualmente pela Endeavor Brasil – uma das principais organizações de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto no Brasil – após participar do curso “Bota pra Fazer” com a proposta do MCare.

 

Benefícios do ambiente

Segundo Rodrigues, o Critt/UFJF possui a combinação de muitos aspectos que se mostraram atrativos para a Novelty. “Uma ampla infraestrutura, que engloba um espaço de trabalho tranquilo, bem adequado e com internet à disposição; além de um auditório e salas de reunião para receber visitas. Somado a isso, o apoio gerencial da equipe da Incubadora também ajuda muito a direcionar a evolução da empresa. Por meio de cursos e consultorias, já percebemos alguns pontos do negócio que precisam ser aperfeiçoados”, destaca.

Vale lembrar que o edital de incubação do Critt/UFJF agora é contínuo – sem prazo de encerramento. Portanto, pessoas físicas ou jurídicas interessadas em inserir suas propostas de negócio em uma das vagas da Incubadora de Base Tecnológica podem se candidatar a qualquer momento, seguindo as especificações do certame. O processo é constituído por três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo o resultado de cada uma divulgado no site do Centro. O prazo inicial de incubação é de até 36 meses, podendo ser prorrogado.

 

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

 

Leia também:

Comissão é instaurada para desenvolver proposta de criação do projeto Startup UFJF

Empresa incubada no Critt/UFJF oferece oportunidade de estágio

Representantes de empresas incubadas no Critt/UFJF avaliam participação no InovAtiva Brasil

Empresa incubada no Critt/UFJF realiza diagnóstico sobre a rede de transporte da Universidade