Comissão é instaurada para desenvolver proposta de criação do projeto Startup UFJF

Colaboradores do Critt/UFJF também integrarão comissão, que deverá elaborar modelo de desafio. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Visando estimular a criação de aplicativos para melhorar o uso do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) por meio de dispositivos móveis, representantes da Diretoria de Inovação, do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), da Faculdade de Engenharia e do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniram na última sexta-feira (13) para instaurar a comissão responsável por desenvolver a proposta de criação do projeto Startup UFJF.

“Os estudantes da instituição têm se interessado em desenvolver aplicativos para facilitar a vida da própria comunidade acadêmica, o que nos fez perceber a importância de valorizar e apoiar esse protagonismo”, explica o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado. “Com o desafio, queremos incorporar essas propostas de forma mais sistemática, de forma a naturalizar a inovação como ferramenta de melhoria do Siga como um todo”, enfatiza. Ainda segundo ele, a expectativa é de que a comissão conclua a elaboração do desafio dentro de um mês.

Delgado destaca ainda que o projeto é mais um passo rumo à aproximação entre o conhecimento acadêmico e o meio produtivo. ““Não há países no mundo que tenham dado certo no ramo da tecnologia sem um elenco de grandes empresas nacionais inovadoras. Esta é uma trajetória que o Brasil precisa trilhar. Nesse sentido, é primordial que a Universidade cumpra seu papel no fomento de novas ideias e soluções para as demandas de mercado. Um trabalho que começa aqui, dentro do próprio ambiente acadêmico”. afirma.

Para o diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, o desafio surge para ampliar um estímulo que já existe, mas que precisa contemplar outras áreas. “É preciso reconhecer a importância dessa iniciativa, uma vez que ela faz frente à atual política de corte de gastos. O Brasil está indo no rumo contrário de outros países que contornam crises investindo cada vez mais em inovação. Por isso é preciso disseminar o empreendedorismo na Universidade como um todo, de forma a moldar a mentalidade da sociedade”, avalia.

Já o reitor Marcus Vinicius David reiterou a expectativa da atual gestão em relação ao segmento estudantil e seu envolvimento no fortalecimento da instituição. “Como dito pelo professor Ignacio Delgado, 2017 é o ano dos desafios. Temos um capital discente que é muito valioso e deve ser utilizado. Já temos casos concretos de iniciativas dos próprios alunos e vamos fortalecê-las por meio de parcerias institucionais. Mais do que nunca, é preciso mobilizar nossos alunos na busca por soluções e melhorias na UFJF”, reforça.

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)