Representantes de empresas incubadas no Critt/UFJF avaliam participação no InovAtiva Brasil

Ao todo, foram 125 empresas finalistas, sendo a Prtmat uma das 10 selecionadas na área de saúde. Foto: Divulgação

O segundo ciclo do programa de aceleração InovAtiva Brasil terminou na última semana, com a participação de dois representantes de startups incubadas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O presidente da Smarti9 Communications, Diogo Fernandes, foi convidado para compor a equipe de mentores da iniciativa, enquanto o sócio da Protmat, Yuri Fonseca, representou a empresa durante todo o processo, para o qual foi selecionada em julho deste ano.

“Apesar de não estarmos focados na captação de investimentos, a experiência se mostrou muito positiva”, pontua Resende. “Por meio das mentorias especializadas e espaços para networking durante os eventos do programa, estabelecemos contatos com outros empreendedores não só do nosso meio, mas também em outros campos onde podemos firmar parcerias. Além disso, alguns investidores se mostraram muito interessados em acompanhar a evolução da Protmat no próximo ano”, destaca.

A empresa, especializada em produção de biomateriais odontológicos, ficou entre as 125 finalistas, sendo uma das 10 na área da saúde. “Apesar dos diferentes níveis de desenvolvimento em que se encontra cada negócio, o InovAtiva é um rico aprendizado, sendo um diferencial para os empreendimentos que passam por ele. Recebemos treinamentos sobre pitches, métricas para investidores e até mesmo sobre inserção nas rodadas de investimento. Os mentores apresentam opiniões que corroboram ou levantam pontos que você jamais pensou”, enfatiza Resende.

Diogo Fernandes( à esquerda) foi convidado para compor a equipe de mentores do programa. Foto: Divulgação

Diogo Fernandes (à esquerda) foi convidado para compor a equipe de mentores do programa. Foto: Divulgação

Case de sucesso

Selecionada para participar do InovAtiva Brasil em 2014, a Smarti9 foi uma das empresas que recebeu amplo aporte de capital no ano seguinte. “Participamos de três rodadas de investimento e somos considerados um case de sucesso. Desta vez, fomos convidados a mostrar aos outros empreendedores como conseguir isso”, avalia o cofundador da startup, Diogo Fernandes. “Enquanto a experiência como acelerado exige uma capacidade de absorção, a proposta do mentor é contribuir, orientar seus mentorados, sendo uma oportunidade voluntária”, explica.

“Considerando que estamos sediados em uma cidade do interior, onde há nem sempre é tão fácil manter o networking com as iniciativas pública e privada, voltar a participar do InovAtiva é uma experiência muito interessante, pois é a oportunidade de renovar esse contato”, pontua o empresário. “Porém, é fundamental para os envolvidos, sejam acelerados ou mentores, ter um objetivo claro e saber mostrar isso no processo. Caso contrário, você e os potenciais investidores não verão muito sentido nessa participação”.

Ainda segundo Fernandes, a grande maioria dos empreendedores visa a captação de investimentos, mas é preciso estar disposto a colher e absorver feedbacks. “Alguns dos mentores têm 30 anos de experiência e muito a contribuir – tanto que sou o mais novo, creio eu. É preciso saber usufruir disso. Além de aproveitar as capacitações, pois são conteúdos que podem ser caros para uma startup adquirir por conta própria. Também ajuda muito ir disposto a perder algumas noites de sono”, brinca o presidente da Smarti9.

Comunidade InovAtiva

O InovAtiva Brasil é realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), oferecendo ainda suporte para internacionalização e vantagens adicionais para startups em outros programas públicos e privados parceiros. O acesso a seu conteúdo de capacitação é gratuito e aberto a qualquer interessado. Já a participação nos ciclos de aceleração é restrita a projetos inscritos e aprovados pelos avaliadores do Programa. São até 300 vagas para a primeira etapa de cada Ciclo, e até 125 para etapa final.

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)