Incubadora de Base Tecnológica do Critt/UFJF lança edital para seleção de novos negócios

Empresas receberão suporte gerencial para amadurecerem e chegarem mais fortes no mercado. Foto: Caio Condé/UFJF

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com um edital aberto para seleção de novos negócios que estejam alinhados com a proposta de suporte oferecido pela Incubadora de Base Tecnológica da instituição. Esta é a primeira vez que o Centro lança um edital contínuo – que permite a submissão de propostas de forma atemporal. Hoje, estão disponíveis cinco das 14 vagas existentes para residir no espaço físico do órgão, mas esse número deve variar ao longo do tempo à medida em que as empresas atualmente incubadas concluem o processo.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, cujo objetivo seja o desenvolvimento de produtos e/ou processos por uma empresa já existente ou a ser criada. O processo será constituído por três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira é a apresentação da pré-proposta, na qual a equipe da Incubadora avaliará os documentos apresentados pelo proponente para verificar se há inovação e base tecnológica. Essa avaliação será repassada ao diretor do Critt/UFJF, que dará o aval para classificação desta como “apta” ou “não-apta”.

Já na segunda etapa, os selecionados devem entregar e apresentar um Plano de Negócio para uma banca examinadora, formada por consultores externos e internos ao Centro. Ele deverá prever uma proposta inovadora; a delimitação detalhada da proposta de parceria em pesquisa, desenvolvimento e inovação com a UFJF ou outros Institutos de Ciência e Tecnologia; e mecanismos de envolvimento com o meio acadêmico e técnico, seja através de convênios ou contratos com pesquisadores e alunos da Universidade.

As propostas serão avaliadas sob sete aspectos: inovação, pesquisa e desenvolvimento; negócio; mercado; viabilidade financeira; perfil dos empreendedores; aspecto técnico; e apresentação geral. Os proponentes melhor classificados serão selecionados para a terceira e última etapa: uma avaliação do perfil do sócio-gerente do negócio, onde serão observadas as dez características do comportamento empreendedor. Para ser aprovado, o candidato deve atingir média maior ou igual a 60% em, no mínimo, seis de tais características avaliadas.

Em setembro, empresários participaram de rodada com entidade de fomento. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Dinamicidade e independência

Para o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado, o processo de incubação é fundamental enquanto instrumento de conversão do conhecimento gerado pelas instituições de ensino. “Os talentos que a Universidade forma são transformados em empreendimentos que renovam o comportamento empresarial na cidade, inserindo, neste cenário, agentes que coloquem a inovação no centro da sua estratégia competitiva”, destaca.

“Educamos uma nova geração empresarial, na qual se expresse esse espírito inovador”, enfatiza Delgado. “Além disso, é uma forma de mostrar ao empresariado tradicional que existem formas de sobreviver que não por atalhos, como a redução do custo de trabalho e a degradação do meio ambiente. Consequentemente, também estimulamos uma economia mais dinâmica e que reduza a dependência brasileiro em relação à tecnologia estrangeira”, pontua.

Para o diretor de Inovação da UFJF, a entrada de novos negócios no processo de incubação também é positiva para a agenda de pesquisa universitária, uma vez que ele promove a aproximação entre os dois mundos. “Pessoas que não são da Universidade, que venham a incubar suas empresas no Critt/UFJF, passam a ter contato com todas as expertises que a instituição pode oferecer, além de se qualificarem, de forma a se tornarem gestores melhores”, afirma.

De acordo com o gerente de Empreendedorismo do Critt/UFJF, Leonardo Frossard, as incubadoras de Base Tecnológica têm um importante papel no desenvolvimento de negócios inovadores, oferecendo infraestrutura, serviços especializados e assessoria em gestão. “Um estudo realizado este ano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que as incubadoras têm um impacto de R$ 15,2 bilhões e empregam mais de 53 mil profissionais”, aponta.

Embora não seja exigido que, no momento da seleção, a empresa esteja legalmente constituída, o cumprimento dessa exigência será necessário para a assinatura do Contrato de Incubação entre a UFJF e a empresa incubada. O prazo de incubação será de até 36 meses, prorrogáveis no limite máximo de 60 meses, com a excepcionalidade de extensão desse prazo por mais 12, nos termos da Lei e mediante condições especificadas no Contrato de Incubação.

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

Clique aqui e confira outras orientações sobre como participar do processo seletivo.

Empreendedores e pesquisadores da UFJF apresentam propostas para analista de investimentos

Especial Graduadas do Critt/UFJF: Aue Soluções inova em segmento da Arquitetura

Empreendedores avaliam estratégias após participar de Demoday do Inovativa Brasil

Startup incubada no Critt/UFJF é premiada pelo 2º maior grupo do mundo no ramo de energia