Fechar menu lateral

Empreendedores avaliam estratégias após participar de Demoday do Inovativa Brasil

Classificados na final do processo, Nuno e Felipe participaram de Demoday em São Paulo. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Classificados na final do processo, Nuno e Felipe participaram de Demoday em São Paulo. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Os empresários Felipe Bronté e Nuno Balhau, diretor financeiro e diretor comercial da OPT Soluções, respectivamente, participaram do Demoday que encerrou o primeiro ciclo do programa de aceleração Inovativa Brasil. De volta a Juiz de Fora, eles revelam um pouco do que experimentaram em três dias de intenso aprendizado em mentorias, dinâmicas, oficinas e, principalmente, de muita conexão e troca de ideias, não só com possíveis investidores como também entre as próprias participantes.

“O Inovativa é um dos maiores programas de aceleração do Brasil. Há mais ou menos seis meses, cerca de duas mil empresas se candidataram para receber suporte da iniciativa. Passamos por diversos filtros, que consistiam em atividades como criação de uma planilha financeira, a apresentação de um pitch sobre a empresa, o envio do nosso modelo de negócio, dentre outras. Produzimos muito material e chegamos à final”, brinca Nuno.

Segundo ele, o Inovativa não é um programa de aceleração que oferta dinheiro aos empreendedores, mas coloca-os em contato diretamente com os caras que investem na sua área. “Na ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer muitas pessoas, como um representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Além dele, também conheci 30 investidores do nosso setor, com os quais eu vou me reunir daqui a mais ou menos um mês para prospectar recursos”, destaca o empresário.

“Foi um momento de capacitação para a empresa. Pudemos pensar na estratégia, um exercício que é mais complicando se levarmos em conta que já estamos operando e nem sempre temos tempo de nos aprofundarmos nessa reflexão. Essa oportunidade também foi fundamental para que pudéssemos enxergar nosso valor e nossa competitividade. Além de sermos criticados por pessoas que entendem do que estamos falando”, pontua Balhau.

 

Inovação em negócios

O Inovativa Brasil é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 A OPT Soluções, uma das oito empresas atualmente incubadas pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), foi selecionada em abril para participar do 1º ciclo de aceleração do programa em 2016. Três meses depois, a empresa recebeu a notícia de que foi convocada para a terceira etapa. No início da última semana, dois dos sócios da startup participaram do evento que concluiu o processo de aceleração.

 

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

 

Leia mais:

Participantes compartilham ideias na terceira edição do Programa de Formação Empreendedora

Conheça os projetos aprovados para a segunda etapa do Programa de Formação Empreendedora

Empreendedores apresentam planos de negócio após três meses de suporte do Critt/UFJF