Diretoria de Inovação discute trajetórias de desenvolvimento e inovação tecnológica

Diretor de Inovação da UFJF apresentou trajetórias da inovação tecnológica em diferentes países. Foto: Carla Ramalho/UFJF

A Diretoria de Inovação da Universidade, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), promoveu, na tarde de ontem (23), o curso “Formas Institucionais”, Trajetórias de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica”, ministrado pelo professor Ignacio Godinho Delgado. Na ocasião, foram discutidas, entre outras questões, o potencial inovador de Juiz de Fora e região e como a universidade e o mercado precisam estar alinhados para que esse potencial seja amplamente aproveitado.

O conteúdo foi dividido em duas partes. Na primeira, Delgado abordou variedades do capitalismo que agem no processo de inovação tecnológica, trazendo dados e informações comparativas de países bem colocados no contexto do mercado global, como Estados Unidos e Alemanha. Já na segunda, as estratégias de países emergentes para avançarem nesta área. O objetivo da conversa, segundo ele, é provocar a reflexão sobre o modelo brasileiro de desenvolvimento, seus pontos positivos e negativos e as necessidades de mudança.

“A visão apresentada no curso é de que a inovação precisa ser tomada como um projeto estratégico de colaboração entre todas as esferas federativas, além das universidades e empresas”, explica o diretor. Ainda de acordo com Delgado, o estudo dos modelos de gestão apresentados no trabalho colaboram para a análise do caminho percorrido pelo Brasil e para o entendimento sobre como essa trajetória colaborou para a forma com que o desenvolvimento tecnológico e a inovação estão sendo trabalhadas no país atualmente.

Sensibilização

Para o professor, é preciso replicar as iniciativas que sensibilizem a comunidade acadêmica sobre os potenciais inovativos da Universidade, em todas as suas áreas “ queremos  intensificar de forma muito vigorosa as ações do Critt na UFJF, para que em toda a instituição se desperte essa disposição  de converter conhecimento em inovação”, afirma. Além disso, Delgado destaca que esforços já vem sendo feitos para acentuar a colaboração com os agentes externos, que também fazem parte do ciclo de desenvolvimento que se deseja construir para região e, consequentemente, para o país.

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)