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Bate-papo sobre vendas, marketing e relacionamento reúne empreendedores no Critt/UFJF

Especialista pontuou os principais desafios de vendas nas startups. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Especialista pontuou os principais desafios de vendas nas startups. Foto: Lucas Guedes/UFJF

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF) recebeu ontem (31) diversos empreendedores para o Plug Talks, um bate papo sobre vendas, marketing e relacionamento, incentivando o compartilhamento de ideias, conexões, networking e “vendas na veia”. Os participantes ganharam ainda 25% de desconto em qualquer plano do Plug CRM, software para pequenas e médias empresas melhorarem seu desempenho comercial.

O facilitador do evento e diretor executivo da plataforma, Luís Lourenço, apresentou um histórico do mercado no quesito vendas, orientando sobre como gerir, da seleção ao incentivo, um time voltado para essa atividade. “Vendedores são quase sempre necessários, mas tudo começa com quem está querendo montar uma equipe para desenvolver o negócio. Um grande erro que eu percebo nas empresas que estão começando é contratar outra pessoa para vender”, afirma.

De acordo com o especialista, é um equívoco muito comum das startups deixar essa responsabilidade nas mãos de pessoas que não participaram dos primeiros passos do negócio. “O empreendedor deve ser o maior ‘testador’ de vendas. Quando se está começando um negócio, há espaço para erros e acertos: falhas, bugs, serviços e processos ainda não tão bons. E nós temos que levar isso para o cliente de uma forma muito verdadeira”, defende.

 

Evento reuniu empresários incubados, empresários juniores, potenciais empreendedores, profissionais autônomos e estudantes em geral. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Evento reuniu também potenciais empreendedores e profissionais da área interessados no tema. Foto: Lucas Guedes/UFJF

“Caiu como uma luva”

Para o responsável pela Incubadora de Base Tecnológica (IBT), Leonardo Frossard, o bate-papo se adequou bem ao momento vivido pela maioria das empresas sob suporte do Critt/UFJF. “É um tema de extrema relevância, considerando que os empreendimentos aqui incubados estão inserindo e/ou posicionando seu produto no mercado. O contato com exemplos reais, como o do próprio Luís, certamente ajudou a sanar incertezas pontuais dos empresários.

“Estamos abrindo agora um setor de vendas, então tudo o que o Luís falou sobre os problemas enfrentados nesse começo e o incentivo que deve existir por parte dos gestores foi muito enriquecedor”, reforça o sócio-proprietário da Imovi Tecnologia Imobiliária, João Marcos Ferreira Gonçalves. “No final, ainda tiramos várias dúvidas come ele sobre recrutamento e seleção de vendedores, então esse evento caiu como uma luva para nós”, enfatiza.

Já o mestrando e líder de um dos cinco projetos selecionados ao final da última turma do Programação de Formação Empreendedora, Rodrigo Barbosa de Santis, avalia que vender é um dos maiores desafios para sua proposta de negócio. “Quem procura a Incubadora, em geral, já tem um produto – ou, pelo menos, uma ideia – e quer saber como vender, como é o nosso caso. Nesse sentido, essa capacitação foi um casamento perfeito e com certeza vai nos ajudar muito”.

 

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 257 | ibt.critt@ufjf.edu.br (Incubadora de Base Tecnológica)

 

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