Fechar menu lateral

Empresários participam de workshop no Critt/UFJF com especialista em SEO

Especialista pontua importância de facilitar o trabalho do buscador. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Especialista pontua importância de facilitar o trabalho do buscador. Fotos: Lucas Guedes/UFJF

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF) promoveu, na noite de ontem (12), um workshop sobre Search Engine Optmization (SEO) com o especialista Tiago Gouvêa. Na ocasião, os participantes puderam entender como melhorar o posicionamento de seus sites no Google, um dos mecanismos de pesquisa mais utilizados em todo o mundo hoje, por meio de técnicas de organização e otimização de páginas.

“Minha ideia foi dar dicas simples de como fazer o site ficar bem colocado na busca, fazendo os empresários entenderem como o sistema funciona e fornecerem o que a plataforma quer”, comenta Gouvêa. “Não ensinei nenhum truque de mágica, apenas expliquei como o Google trabalha, como ele entende as páginas e, a partir daí, como podemos pensar em nossas páginas, de forma que o buscador goste delas e recomende-as nos resultados”, pontua.

Para o gestor de suporte da Bemmelhor Soluções Inteligentes, Ricardo Higa, o workshop foi além do esperado, revelando como melhorar a aceitação de um produto no mercado. “Conseguimos pensar em várias adaptações possíveis para o nosso site, desde a definição da confecção dos links, os temas das Meta Tags e como você vai desenhar sua página, distribuindo a informação ao longo dela, possibilitando um retorno satisfatório”, afirma.

“Estamos trabalhando com SEO há algum tempo e percebemos o quanto a estratégia tem sido positiva para o aumento do tráfego no site”, destaca o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da OPT Soluções, Otávio Rodrigues. “Apesar de já termos colocado em prática algumas estratégias, tivemos dificuldades em detectar más práticas que poderiam nos atrapalhar. Diante disso, o curso foi interessante para responder essas dúvidas bem específicas”.

Gouvêa defende que é fundamental compreender o comportamento do consumidor na internet. “É importante imaginar e entender como as pessoas procuram, escrevendo nos sites as mesmas palavras que elas buscam. Ao invés de falar o nome do produto ou exaltar um slogan, o ideal é valorizar o conteúdo, pensando em como o seu cliente vai procurar isso. Quando alguém quer comer, por exemplo, não busca pela marca, mas sim pelo alimento em si”.

 

Vivendo na Tecnologia

Tiago Gouvêa é responsável pela TI e desenvolvimento de sistemas na Phormar Formaturas e Eventos, organizer do Google Developers Group Juiz de Fora e Co-Manager do Google Business Group Juiz de Fora. Também desenvolve aplicativos web e mobile para variadas finalidades e presta consultorias para empresas de diversos segmentos, como agências web, softwares houses e industrias. Clique aqui e saiba mais sobre ele.

 

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

(32) 2102-3435 | Ramal 226/257 | ibt.critt@ufjf.edu.br (Incubadora de Base Tecnológica do Critt/UFJF)

 

Confira a cobertura do evento: