ATSR facilita investimentos na Bolsa de Valores para iniciantes e profissionais a nível global

“Onde houver um meio de acessar a internet, lá estará um cliente em potencial”, afirma Almeida. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Entrar no universo das bolsas de valores pode parecer complicado, sobretudo para quem jamais se aventurou no mercado financeiro. Porém, em tempos de crise econômica, até mesmo os profissionais mais experientes têm recuado diante da falta de segurança quanto à garantia de retorno em suas aplicações, evidenciando a demanda por ferramentas de trabalho capazes de fornecer, de forma atualizada, informações sobre os rumos das turbulentas águas da economia.

Para atender essa diligência, a ATSR Sistemas traz para o mercado dois softwares simples, porém completamente inovadores e que são poderosos aliados dos investidores: o ATSR Coach e o ATSR OPS. Especialmente desenvolvidos para funcionar de forma online, não precisam ser instalados e podem ser acessados em qualquer navegador web, por meio do site da ATSR. Uma vez cadastrado, o usuário pode usá-los tranquilamente enquanto verifica seu e-mail e acessa redes sociais.

Segundo um dos sócios da empresa, Alexandre Almeida, o grande diferencial de ambos os softwares é fornecer informações trabalhadas, não dados brutos gerados por um programa de gráficos. “Atualmente, a maioria das empresas concede acesso apenas aos ativos com seus respectivos valores de negociação, mas não encontramos nada similar ao que oferecemos, pois automatizamos o que um analista técnico faria e disponibilizamos o resultado para nossos clientes”, diz.

“Mesmo um profissional da área terá um enorme ganho em seu trabalho ao utilizar essas informações, pois isso o poupará de um trabalho que ele teria de fazer manualmente sem o nosso produto”, enfatiza o empresário. “E isso tudo ao alcance das próprias mãos – literalmente -, já que nossos dados podem ser acessados também em telefones celulares, com a interface feita para dispositivos móveis, sem a necessidade da instalação de nenhum aplicativo”, destaca.

Leigos e Profissionais

Almeida explica que a proposta da ATSR é criar sistemas que ajudem todo tipo de investidor em suas operações na Bolsa de Valores. “Há empresas que oferecem cursos de análise técnica, outros que fornecem ferramentas gráficas para análise dos ativos, mas todas têm a característica de serem voltadas para o público que já conhece o mercado de ações. Quando começamos o nosso processo de desenvolvimento, buscávamos uma ferramenta que permitisse que pessoas sem experiência pudessem fazer os seus investimentos”, afirma.

O primeiro produto lançado pela empresa, o ATSR Coach, apresenta um painel de informações que leigos e profissionais podem usar para se orientar antes de iniciarem seus investimentos. Já o ATSR OPS permite que todo o acompanhamento de seus negócios, registrando todas as atividades executadas pelo usuário. “Nosso produto é responsável por fazer a parte do analista técnico, indicando quais são os ativos e quando o investidor deve fazer suas operações. Hoje, não conhecemos no mercado nada que se aproxime do perfil dessas ferramentas”, ressalta Almeida.

Ainda sobre o ATSR OPS, o empresário garante que essa característica é um grande ganho para o investidor leigo, mas também o é para os investidores profissionais, “pois a maioria destes trabalha com um grupo seleto de ativos que negociam, já que é muito difícil uma pessoa monitorar todos os que são negociados na Bolsa”, pontua. “Como nosso produto é oferecido pela internet, podemos dizer que temos abrangência mundial. Onde houver um meio de acessar a internet, lá estará um cliente em potencial”, destaca ele.

Experiência Profissional

A ATSR Sistemas iniciou suas atividades em 2013, sendo aprovada para o processo de incubação no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em novembro do mesmo ano. “Eu e meus sócios – Bruno Pereira, Daniela D’Agosto e Eduardo Lima – já investíamos na Bolsa de Valores desde 2008 e resolvemos fundar a ATSR para viabilizar a construção dos aplicativos que nos ajudassem”, conta Almeida.

“Já havíamos passado pelo processo de incubação de outra empresa no Critt/UFJF e, naquela época, foi muito importante para nós termos contato com várias pessoas que vinham conhecer nosso trabalho. Buscávamos o mesmo tipo de experiência com a ATSR, pois investir em Bolsa ainda é um mercado insipiente no Brasil e gostaríamos de ter apoio para a divulgação do nosso trabalho, ainda mais vindo de uma instituição de peso como é a UFJF”, reconhece o empresário.

Ele pontua ainda que o desenvolvimento dos produtos foi baseado na experiência dele e dos sócios como investidores. “Nossos produtos visam preencher as necessidades que tínhamos antes de partirmos para a criação dos mesmos. Mesmo depois de termos iniciado esse processo, continuamos monitorando o mercado para ver o que tem sido oferecido pelos demais fornecedores, consolidando um processo de estudo contínuo”, reforça.

Outras informações: (21) 98111-5752 | contato@atsr.com.br (Alexandre Almeida – ATSR Sistemas)

(32) 2102-3435 – Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF

Portal desenvolvido pela OPT Soluções facilita compra de peças para veículos em todo o Brasil

Software promete acelerar análise de empresas participantes de processos licitatórios