UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Midialinks inova no mercado publicitário com integração rápida e prática entre empresas

Data: 3 de novembro de 2015

Foto: Lucas Guedes

Foto: Lucas Guedes/UFJF

A ideia de uma comunicação mais ágil e eficaz já é consenso para profissionais e empresas do ramo de comunicação no mundo todo, sobretudo para quem domina os segmentos mais tradicionais desse mercado. Tal fato se fortalece como realidade não somente para jornalistas, mas também publicitários e profissionais do setor comercial de maneira geral, sendo que estes, por vezes, encontram dificuldade no contato para a execução de suas atividades.

Diante desse cenário, quatro empresários decidiram se unir para criar uma solução inovadora que supere essa barreira mercadológica: a Midialinks. “A ideia surgiu da demanda percebida por profissionais que não se contentavam com o modelo de relacionamento existente entre agências e veículos de comunicação”, explica um dos sócio-fundadores da empresa, Márcio Mota Lopes. Segundo ele, a proposta é tornar muito mais fácil, rápido e eficiente o planejamento de mídia.

“Acreditamos que os métodos e processos consolidados de compra e venda de mídia são válidos, mas ignorar as possibilidades e a velocidade que a web oferece hoje é incabível. Agências que ocupam dias e noites desenhando planos, procurando veículos adequados e reunindo informações técnicas, acabam por fim, mesmo diante de tanto esforço, utilizando os mesmos veículos de sempre e ignorando outras oportunidades, talvez até melhores”, ressalta ele.

Lopes afirma ainda que muitos veículos, por sua vez, optam por lidar diretamente com anunciantes, sendo poucos os que procuram agências, estando sempre indisponíveis e fechados a novidades no ramo. “Quando recorrem ao profissional de mídia, pouco entendem de seus próprios clientes ou do papel de quem os atende. Sem falar na falta de preocupação com a qualificação na área que, infelizmente, privilegia a rápida execução nas compras e vendas, em detrimento do aprendizado e planejamento”, lamenta.

 

Identificando Oportunidades

Para facilitar esse relacionamento, o usuário deve se cadastrar no portal da Midialinks, onde a empresa atua em duas frentes. “De um lado, identificamos oportunidades de mídia para os clientes das agências de publicidade e anunciantes, através de uma completa rede de informações e contatos. De outro, permitimos que veículos de comunicação criem suas páginas comerciais e nelas divulguem Mídia Kits, Tabelas de Preços e Projetos. Dessa forma, contribuímos para a geração de oportunidades de negócios para os produtos dessas mídias”, conta Lopes.

“Essas oportunidades são exibidas para os usuários através de mecanismos de busca, relação de contatos e nos dashboards das empresas cadastradas. Com base em nossos algoritmos de relacionamento, apresentamos as oportunidades de mídia para as agências, de acordo com o perfil de cada cliente atendido por elas. Levamos em conta ainda a semelhança de público, região de atuação e setor atendido. Além disso, outra alternativa de divulgação de oportunidades dos veículos para as agências é através do disparo semanal de newsletter”, complementa ele.

Para anunciantes e agências o acesso ao portal é gratuito. Já para os veículos há duas modalidades: gratuita – com direito apenas à criação da página comercial e divulgação de material via site – e paga – com benefícios exclusivos, como a aba de Estatísticas, que informa quem visitou a página da empresa, e para qual agência/anunciante este profissional trabalha. “É o espaço ideal para aprimorar o conhecimento de mercado, além de proporcionar ferramentas que tornam seu trabalho diário mais fácil e eficiente”, pontua o empresário.

“Para os veículos, também disponibilizamos gratuitamente um espaço para desenvolvimento de suas áreas comerciais – um serviço extremamente custoso, se feito isoladamente. Utilizando as funcionalidades do nosso site, esses profissionais têm maiores chances de investir em plataformas com maior potencial de retorno”, garante o empreendedor. Atualmente, de acordo com Lopes, menos de 30% do total de veículos possui uma área específica para anunciantes em seus sites “o que torna as negociações de mídia demoradas e difíceis para os profissionais das agências”.

 

Frutos do Relacionamento

A Midialinks é uma das 11 empresas atualmente incubadas no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF), tendo iniciado suas operações, juntamente com o processo de incubação, em setembro de 2012. Sua plataforma online, lançada no ano passado, já conta com mais de 9.600 agências de publicidade e 4.200 veículos de comunicação cadastrados, incluindo empresas sediadas de Brasília a São Paulo, com atuação a nível nacional. No portal, é possível conferir relatos das experiências de algumas delas.

Para manter um bom relacionamento com essa rede de clientes, a empresa mantém contato diário com estas, orientando-as e, no caso das recém chegadas, dando as boas-vindas. “Semanalmente também ‘disparamos’ para as agências algumas Oportunidades de Mídia – espaços publicitários disponibilizados por veículos de comunicação; e trimestralmente solicitamos a atualização das informações comerciais aos veículos cadastrados para levá-las ao dashboard das agências e anunciantes”, informa Lopes.

 

Outras informações: (32) 3218-6699 / contato @midialinks.com.br (Midialinks)

www.midialinks.com.br

(32) 2102-3435 | Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

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