Fechar menu lateral

Parque Tecnológico da UFJF fecha parceria na área de TI

Com o objetivo de alavancar a área de Tecnologia da Informação (TI) na Zona da Mata Mineira, profissionais do Parque Científico e Tecnológico da UFJF se reuniram na última terça-feira, dia 8, com representantes do MGTI, visando fechar uma parceria nesta área com a criação de um núcleo do programa em Juiz de Fora. O MGTI é uma organização formada por quatro entidades de TI de Minas Gerais: Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação/Minas Gerais (Assespro), Fundação Mineira de Software (Fumsoft), Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (Sindinfor) e Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu). Seu principal objetivo é transformar Minas Gerais, até 2022, no maior polo de tecnologia do Brasil.

Segundo um dos representantes do MGTI, Gustavo Oliveira, o núcleo da organização em Juiz de Fora será “um espaço de cowork onde as empresas possam partilhar experiências, organizar programas de capacitação, apoiar a criação de startups, acelerar o desenvolvimento de empresas, tudo dentro dos princípios de inteligência coletiva e inovação aberta”.

O MGTI, segundo Gustavo, é estruturado em quatro eixos: capacitação, visando a implementação de um programa de excelência de gestão, dotando as empresas das melhores práticas internacionais, além de qualificar mão de obra; geração de negócios, com incentivo à criação e aceleração de empresas, além de explorar sinergias buscando aumentar o market share das empresas através de fusões e aquisições; criação do ambiente regulatório, baseado em processo de benchmarking nacional e internacional, de modo a garantir que as cidades mineiras sejam a melhor localização para as empresas de TI e, por último, a criação do Condomínio Temático de TI, baseado no conceito de nuvem (cloud computing), como suporte e marca referencial do MGTI 2022.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF e responsável pelo Parque Tecnológico, Paulo Nepomuceno, destaca que a missão do MGTI vai ao encontro da missão do Parque que é de facilitar o desenvolvimento de negócios inovadores que impactem o desenvolvimento da região. Durante o encontro, Nepomuceno garantiu total apoio à criação do Núcleo do MGTI em Juiz de Fora. “O Parque Tecnológico ainda não tem a sua sede própria. Mas já estamos efetivando parcerias que estão garantindo, já de imediato, a implementação do Plano de Negócios do empreendimento. Quando a sede do Parque estiver pronta, com certeza vamos disponibilizar um espaço para a instalação deste núcleo do MGTI”, informou. O secretário afirmou ainda, sem dar detalhes, que já está estudando um espaço provisório para alocar o núcleo ainda este ano, mesmo antes da sede do Parque estar pronta. 

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação do Parque Tecnológico pelo telefone (32) 2102-3435.