Colabores do Critt participam de palestra sobre Desenho Industrial

No dia 26 de março o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) recebeu o professor do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, Ivan Santos, para uma palestra sobre Desenho Industrial e Proteção à Propriedade Intelectual.

O professor Ivan Santos falou sobre a importância do Design em geral, um recurso estratégico fundamental para qualquer área de desenvolvimento de projetos, principalmente na área de desenvolvimento de produtos. O Desenho Industrial é a área do Design que desenvolve a forma externa de um produto, e, geralmente, envolve inovação. Segundo o professor, ainda que o registro de projetos seja temporário, é muito importante para resguardar os direitos do inventor.

Durante a palestra, o professor Ivan Santos mencionou que, na sua visão, o Instituto de Artes e Design da UFJF tem um potencial enorme para o desenvolvimento da área de Desenho Industrial. Para ele, o Critt teria um papel essencial nesse crescimento. “Com os profissionais que a gente tem hoje no IAD e com a formação de alunos atual, a gente pode transformar essa estrutura de atendimento do Critt e de execução de projetos do IAD numa entidade em conjunto pra atender essas demandas.”

A palestra foi uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFJF, composto pelos setores de Proteção ao Conhecimento e Transferência do Critt, juntamente ao NITTEC, o NIT do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia (IF Sudeste) de Juiz de Fora. Os Núcleos integram o Grupo de Estudos em Propriedade Intelectual, grupo de pesquisa registrado pelo CNPq, que tem como objetivo estudar a Propriedade Intelectual e temas relacionados.