Você está em: Publicações > 4° Congresso Drogas > Anais > Apresentação

O Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (CREPEIA) é um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), composto por docentes, pesquisadores, pós-graduandos e acadêmicos com formação na área de álcool, tabaco e outras drogas. Desde 2004, vem desenvolvendo atividades acadêmicas e profissionais, realizando serviços e pesquisas com diversas entidades e universidades brasileiras e estrangeiras, públicas e privadas.

O CREPEIA tem uma preocupação constante com a produção do conhecimento de qualidade, comprometimento com as mudanças sociais e a promoção de discussão e debates amplos e democráticos, numa perspectiva interdisciplinar. Em momentos em que o Brasil passa por discussões totalitárias e muitas vezes superficiais sobre o consumo de drogas, avaliamos como importante uma discussão cuidadosa, baseada nos direitos humanos e nas evidências sobre as ações de tratamento e das políticas públicas sobre drogas.

Dessa forma, nos dias 27 e 28 de maio do ano de 2013, realizamos o IV Congresso Internacional Sobre Drogas, com o tema “Diálogos Interdisciplinares em Álcool e Outras Drogas”. Ao todo, contamos com a participação de conferencistas e palestrantes nacionais e internacionais renomados na área. Além disso, para nossa grande satisfação, obtivemos uma procura expressiva de participantes de diversas regiões do Brasil e de diversas áreas.

Tal fator resultou na apresentação de 129 trabalhos de pesquisa e experiências práticas que terão seus resumos apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos na área, e, entendendo que não existe uma abordagem única para todos os usuários, seja o melhor caminho para lidarmos com esse problema de forma adequada. Por este motivo, esperamos que as discussões suscitadas pelos trabalhos apresentados nestes anais sirvam como instrumentos para uma ampla discussão científica, social e política. Não existem soluções mágicas e instantâneas para o problema e não devemos confundir alternativas de intervenções com políticas públicas.

Comissão Organizadora

Juiz de Fora, maio de 2013