UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Linhas de Pesquisa

 

Abaixo, as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo CREPEIA:

 

E-health

A linha de pesquisa E-Health tem como objetivo principal desenvolver inovações e avaliações de tecnologias leves na área da saúde, em especial para intervenções que visem a cessação do tabagismo e redução do consumo de álcool e outras drogas. O conjunto da proposta de produção científica  desta linha coaduna com princípios da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde,  visando produzir inovações com relevância social, extensividade e qualidade.

Focos da linha:

  • Impactar o desenvolvimento tecnológico e de comunicação em saúde no país.
  • Contribuir com a expansão de programas de saúde via internet
  • Disseminar práticas de prevenção em saúde via web

 

Validação de instrumentos, intervenções e contextos de tratamento para álcool e drogas

Esta linha de pesquisa tem como propósito realizar estudos relacionados à avaliação e tratamento. Desta forma tem como principais objetivos: adaptar e validar instrumentos para triagem, diagnóstico e avaliação do uso de drogas e problemas relacionados; testar e avaliar intervenções para o tratamento especializado em álcool e drogas, incluindo aquelas com inovações técnicas e tecnológicas, principalmente baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental; e avaliar o perfil de usuários que buscam tratamento especializado em diferentes modalidades.

 

Avaliação de Intervenções para Álcool, Tabaco e Outras Drogas

Realização de ensaios clínicos randomizados para avaliação de intervenções para a redução do consumo de álcool e outras drogas e cessação do uso de tabaco. Procura contribuir com estudos de eficácia e efetividade de intervenções breves, tratamento e reinserção social.

Os principais objetivos são:

 

Estigma e uso de drogas

Entre os transtornos mentais, uma das condições consideradas como potencialmente estigmatizadas pela sociedade é a dependência de substâncias. Pessoas com alguma condição estigmatizante na tentativa de evitar o estigma não procuram os serviços de saúde mental, uma vez que conhecem as crenças da população sobre esse tipo de condição. A linha de pesquisa busca investigar os aspectos psicossociais do estigma e suas implicações para dependentes de substâncias. Os principais objetivos são:

 

Políticas públicas na área de drogas

A área de políticas públicas pode ser concebida como o estudo das formas de ação pública (estatal e não estatal) concernente ao diagnóstico e/ou resolução dos problemas derivados da vida em sociedade. Portanto, os estudos nessa área podem ter uma contribuição fundamental no debate e na consolidação de políticas e programas. Para isso, esta linha de pesquisa objetiva investigar as políticas públicas na área de drogas, sendo constituída pelas seguintes temáticas principais:

Compartilhe:

    CREPEIA – Centro de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas