Troca de Saberes

De acordo com a Comissão Organizadora da Troca de Saberes, o evento é  “um conjunto de atividades que consiste na organização dos participantes em grupos temáticos, proporcionando-lhes a oportunidade de apresentar, socializar e discutir suas experiências cotidianas, conhecimentos tradicionais e práticas de sucesso na pequena produção. A Troca de Saberes faz o casamento entre o conhecimento técnico e o saber popular.”

Tal atividade aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho de 2019 na cidade de Viçosa, simultaneamente à “Semana do Fazendeiro”, como uma forma de fazer oposição científica, ideológica e teórica à ela. A Troca de Saberes traz em seu cerne discussões que abordam um olhar agroecológico contrário à produção em massa de produtos industrializados e ao uso exacerbado de fertilizantes e agrotóxicos.

O encontro contou com lideranças de comunidades quilombolas, indígenas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, lideranças de religiões de matriz africana e simpatizantes, totalizando aproximadamente 250 pessoas. As vivências foram realizadas na Universidade Federal de Viçosa, onde desenvolveram-se diversas oficinas de autoconhecimento, cuidados com a terra, saúde da mulher, uso medicinal das plantas, teatro, dança, apresentações de Congado, cânticos tradicionais africanos e indígenas entre outros.

As oficinas foram organizadas de forma a promover o debate e a problematização de questões agrárias, pecuárias, bem como a inclusão de pautas feministas e antirracistas na agroecologia. Além disso, no último dia do evento, foi realizada uma passeata pela cidade, cujo tema foi “Não vamos recuar, vamos ecoar cada vez mais forte”, chamando a atenção dos civis para as questões abordadas durante os três dias de evento.

O CRDH foi representado pela estudante e extensionista Abab Nino, que atua também no projeto Pluriversidade dos Povos do Watu e Nagô. Segundo ela, a Troca de Saberes é uma forma de protesto contra a relação atual que o agronegócio tem com a natureza. Dessa forma, a participação de tantas pessoas demonstra uma união em prol de buscar uma outra possibilidade de estabelecer relações entre a sociedade e o meio ambiente, sendo esse o principal foco do evento.