Fechar menu lateral

Identidade Racial e Comissão de Heteroidentificação

No dia 8 de novembro de 2019, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais” de Governador Valadares, ocorreu o evento “Identidade Racial e Comissão de Heteroidentificação”, organizado pelo professor Glauber Fidelis. O tema do encontro foi escolhido pelo próprio professor, com o intuito de abordar a temática das bancas de heteroidentificação para os alunos do terceiro ano do ensino médio, bem como a política de cotas raciais como forma de combater o racismo estrutural no Brasil, haja vista que esse é o público que geralmente se submete ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A palestra contou com a participação de, aproximadamente, quarenta e cinco alunos, que participaram do debate ao fazerem perguntas e abordarem suas visões sobre o assunto. Organizada de forma mais participativa, a metodologia empregada permitiu grande contribuição dos alunos dentro dos assuntos que foram tratados, tirando dúvidas e realizando comentários sobre suas experiências e percepções dentro e fora da sala de aula sobre racismo estrutural e cotas raciais.

O CRDH foi representado pela extensionista Abab Nino, que esteve à frente da discussão sobre as bancas de heteroidentificação. Segundo ela, os professores e alunos participaram bastante, trazendo comentários e problematizações que iam além do tópico principal, como as cotas, diferenças sociais, estereótipos, sociedade e políticas que visem coibir a fraude às cotas. Para a estudante, a iniciativa do professor, assim como a experiência, foram muito boas, principalmente devido ao engajamento de todos.