Fechar menu lateral

Palestra “Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos”

Em 04 de dezembro de 2019, a professora Nara Carvalho, a convite do MST Vale do Rio Doce, participou do Encontro Regional do MST Vale do Rio Doce de 2019, realizado no Assentamento Oziel Alves Pereira. 

 

Sara Silva, uma das mulheres assentadas, contou que o Encontro Regional é um evento que acontece todo ano no MST, tendo também o nível Nacional e Estadual. Nele, todos os assentamentos e acampamentos do MST da região se inserem. São convidadas pessoas que contribuem com setores e tarefas no movimento, mas é também aberto a convidados e a qualquer membro do MST que queira participar. No Encontro, são discutidas demandas, metas, processo de crítica e autocrítica, estudos, debates, palestras e são traçadas metas a cumprir para o próximo ano, além de serem feitas também a recomposição das instâncias do movimento na região (coordenação de setores, assentamentos e Direção).

 

A participaçãPalestra “Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos”. 1o da professora Nara no Encontro Regional foi uma oportunidade de discutir sobre gênero, sexualidade e direitos humanos. Segundo Sara Silva, esses têm sido temas importantes dentro do MST Vale do Rio Doce e o encontro foi um espaço interessante para aprofundar o diálogo e o aprendizado sobre essas questões através da troca de vivências e informações. “Foi um encontro muito importante para nós, porque somos de um movimento social que lida diretamente com essas questões de gênero, violências, sexualidade… isso ao mesmo tempo que, no cotidiano, tem se tornado um debate novo, onde estamos aprendendo cada dia a construir e desconstruir nossos comportamentos, quem somos e nossa convivência dentro dos espaços”.

Palestra “Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos”. 2

Para a conversa,foi exibido o curta-metragem “Maioria Oprimida”, que tem como ideia central retratar um homem que passa por uma série de dificuldades que as mulheres enfrentam no dia a dia. A professora Nara Carvalho explicou que sua preocupação central era “trazer discussões a respeito das questões de gênero e sexualidade a partir da realidade daquelas pessoas” e relatou que a participação foi muito intensa, com muitas pessoas debatendo, apresentando questões e vivências que tiveram e, a partir disso, pôde tratar “do que significa falar de gênero, das questões relacionadas à sexualidade, do que significa LGBT, do que é identidade de gênero”.

Palestra “Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos”. 3

Nara citou o Encontro como oportunidade de aprendizado. “Foi bem desafiador fazer uma participação no Encontro Regional, porque para falar de questões relacionadas a gênero, a sexualidade às vezes acho que há muito mais a aprender do que falar, e essa foi a primeira coisa que eu falei”. Ela destacou a importância de eventos como esse, de espaço de troca de experiências e conhecimentos pois, para ela, a produção de conhecimento não se faz isolada e ter contato com outras pessoas com vivências diferentes é extremamente importante por abrir os próprios horizontes mas, principalmente, porque “isso reflete também na qualidade das atividades de pesquisa, ensino e extensão, porque ali a gente tem uma série de questões que precisam ser lidadas, enfrentadas e trabalhadas”. 

 

Sara Silva revelou que as pessoas gostaram bastante do conteúdo da palestra. “Foi uma experiência maravilhosa a palestra com a Nara. A galera se amarrou no conteúdo que ela estava apresentando (gênero e sexualidade). Foi muito produtivo. Ela arrancou muitos elogios!”. Nara contou que gostou muito da abertura, do acolhimento e da recepção das pessoas. “Eu saí de lá muito feliz porque é muito legal quando você sente o acolhimento e vê que as pessoas conseguem relacionar o tema e criticar as próprias atitudes. Eu aprendi muito e acho que provoquei bastante, então eu fiquei muito contente”.