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Projetos

Profª Drª Alessandra Souza Melett Brum

A Nouvelle Vague sob a ótica de críticos/cineastas do Cinema Novo.

O início da década de 1960 é marcado por inúmeras transformações estéticas e uma pluralidade de tendências em oposição ao modelo clássico do cinema, culminando no que se convencionou denominar de cinema moderno. Destaca-se nesse contexto mundial o movimento cinematográfico francês Nouvelle Vague, que surge em fins de 1959 com o aparecimento dos primeiros filmes realizados por críticos da Cahiers du Cinéma. A Nouvelle Vague com seu método de produção baseada no baixo orçamento e na renovação de linguagem adquire importância e torna-se um dos pontos de inflexão na forma de pensar e fazer cinema no Brasil. Esta pesquisa procura identificar de que maneira o cinema moderno, especificamente a Nouvelle Vague, foi recebida pelos críticos/cineastas brasileiros. Concentraremos nossa análise no período que se estende de 1959, quando as primeiras notícias sobre a Nouvelle Vague começam a despontar no Brasil ao ano de 1962, quando o Cinema Novo se firma como movimento.

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Prof. Dr. Luís Alberto Rocha Melo

Formas de produção e criação no cinema brasileiro, de 1930 à contemporaneidade: o cinema independente

O projeto propõe dar conta das transformações no tempo em torno das formas de produção e criação no cinema brasileiro, tomando como eixo de análise a noção de cinema independente, dos anos 1930 à contemporaneidade. A pesquisa divide-se em etapas cronológicas, sendo a primeira etapa referente à década de 1930. Privilegiaremos o estudo das formas de produção (financiamento, tecnologia, relações de trabalho) e questões relativas a dramaturgia, encenação, debates estéticos e teóricos desenvolvidos no meio cinematográfico brasileiro dentro do período recortado.

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Prof. Dr. Sérgio J. Puccini Soares

O som no documentário brasileiro, história, técnica e estética

Essa pesquisa pretende analisar a modalidades de tratamento sonoro (entre captação e edição) encontradas no documentário brasileiro a partir da década de 1960, tendo a voz como elemento central. As análises serão feitas a partir de um levantamento inicial buscando a  delimitação de um corpo de filmes de tendências estilísticas diversas, dando ênfase às condições técnicas colocadas a disposição dos realizadores e as soluções estéticas encontradas na época de produção dos documentários.