Dúvidas Frequentes

Você está em: Vestibular & PISM > Dicas e Dúvidas > Dúvidas Frequentes

O que é o PISM?

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de três módulos de avaliação (I, II e III), um ao final de cada ano do Ensino Médio. Esse sistema busca uma maior interação entre o Ensino Médio e o Superior, já que avalia os conhecimentos do estudante ano a ano, sendo cobrado, em cada prova, conteúdo cumulativo dos anos anteriores conforme Resolução n°58/2011.

Por ser um processo de avaliação seriada, o PISM permite ao candidato aprimorar seu desempenho ao longo das etapas, baseando-se no resultado que recebe a cada módulo concluído. Com isso, ele pode avaliar quais os conteúdos que precisam de uma maior atenção e corrigir as falhas, sem sair prejudicado.

Caso eu perca um dos Módulos, poderei fazer, no próximo ano, o Módulo seguinte e o que fiquei devendo?

Não. É condição necessária para participar do Módulo II ter feito o Módulo I no ano anterior ou, para participar do Módulo III, ter feito o Módulo II no ano anterior.

Quais são os cursos e as vagas oferecidos na UFJF?

Você pode ver essa informação acessando a lista com os cursos e seus respectivos links em http://www.ufjf.br/prograd/links/cursos-de-graduacao-2/

Onde encontro o formulário para me inscrever para o PISM?

As inscrições devem ser feitas site www.pism.ufjf.br no período determinado pelo edital do Programa de Ingresso.

Fiz minha inscrição, mas não imprimi o boleto. Como faço para imprimi-lo agora?

Para imprimir o boleto de uma inscrição já feita, basta ter em mãos o código de acesso e número de referência, que são exibidos na conclusão do preenchimento do formulário de inscrição, além de sua data de nascimento. Mas se não tiver anotado estes números, basta buscá-los em link específico disponibilizado no site da inscrição.

Após fazer a inscrição e pagar o boleto, como confirmo se estou inscrito?

A confirmação se dá mediante a manutenção do boleto bancário e o comprovante de pagamento do boleto emitido pelo banco. Assim, é concluída a confirmação com a impressão do Comprovante Definitivo de Inscrição que estará disponível em data definida no edital do Programa de Ingresso.

Zerei uma prova no Pism I. Já estou fora do processo?

Não, os alunos dos módulos I e II não serão excluídos dos processos caso obtenham nota zero em qualquer prova.

Se eu zerar a prova no Pism III estou fora?

No módulo III, o candidato ou candidata pode zerar conteúdos na prova objetiva, mas será eliminado se obtiver nota zero em qualquer um dos conteúdos relativos às provas discursivas.

Os pesos são os mesmos para os três módulos do Pism?

Não, para o resultado final, os módulos têm pesos diferentes – o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5. Além disso, o Pism I e o Pism II somam no máximo 120 pontos, enquanto o Pism III soma 140 pontos.

Assim, o candidato poderia, no máximo, fazer 120 x 2 + 120 x 3 + 140 x 5 = 1300 pontos.

PesoPontuação

Quando fico sabendo o local onde farei as provas?

O local de realização das provas constará no Comprovante Definitivo de Inscrição, que deverá, obrigatoriamente, ser acessado e impresso pelo candidato, através do endereço www.pism.ufjf.br. A UFJF não enviará o Comprovante Definitivo de Inscrição pelos Correios e nem o entregará pessoalmente.

Receberei algum tipo de documentação ou aviso por e-mail ou correios?

Não. A UFJF não envia, seja por e-mail ou pelos correios, qualquer tipo de informação ou documentação para os candidatos. Todas as informações pertinentes são divulgadas no site do processo seletivo do qual você está participando.

Qual o procedimento para Atendimento Especial?

O candidato deve, no ato do cadastramento da inscrição, informar se necessita de atendimento ou de condições especiais para a realização das provas, assinalando o item referente a essa demanda ao preencher o formulário eletrônico de inscrição. O candidato também deve imprimir, preencher manualmente e entregar ou enviar o formulário específico de requerimento do Atendimento Especial,  juntamente com um laudo médico, quando este for necessário.

Qual o procedimento para matrícula?

O requerimento de matrícula dos candidatos aprovados no módulo III será realizado em duas fases obrigatórias, previstas tanto para os ingressantes do primeiro quanto do segundo semestre do ano letivo de 2018:
Fase I – Registro de pré-matrícula on-line no sítio www.ufjf.br/cdara.
Fase II – Matrícula presencial para todos os candidatos que realizaram o registro de matrícula online, de acordo com as orientações da CDARA, e mediante a entrega de cópia legível dos documentos listados nas Orientações para Matrícula, constantes no sítio www.ufjf.br/cdara

COPESE – Coordenação Geral de Processos Seletivos

E-mail:  vestibular@ufjf.edu.br