Fechar menu lateral

Nota pública do Consu sobre a tragédia em Brumadinho

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em virtude do rompimento da barragem de rejeitos operada pela mineradora Vale S.A., na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro de 2019, se solidariza com as atingidas e os atingidos naquele território. Três anos após a tragédia em Mariana (MG), envolvendo um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, controlada pela Samarco Mineração S.A., vivenciamos novo desastre de dimensões humanas, sociais, ambientais e econômicas incalculáveis.

Reafirmamos nossa defesa institucional da prevalência dos Direitos Humanos e da preservação do ambiente nos processos de aproveitamento de recursos naturais e suas interfaces socioambientais. Destacamos, ainda, a necessidade de se combater retrocessos em marcos regulatórios e mecanismos fiscalizadores ambientais e de direitos sociais.  

Cabe à universidade pública brasileira, no exercício de seu compromisso social, articular o ensino, a pesquisa e a extensão para estimular iniciativas que possam responder às efetivas necessidades da sociedade brasileira, a partir de um diálogo inclusivo e participativo para construção coletiva de alternativas.

A UFJF, ciente desse compromisso, em reunião com pesquisadores e extensionistas na quinta-feira, dia 31, criou uma rede interdisciplinar para articular ações que possam contribuir para o enfrentamento da complexidade do tema, colaborando com outras universidades que, da mesma maneira, manifestaram essas preocupações e atitudes. Ressaltamos que nossas ações também se dirigem para as regiões de Juiz de Fora e Governador Valadares, onde a UFJF se insere.