Residência em Docência é aprovada pela primeira vez na UFJF

Em um momento de desvalorização da carreira docente, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), busca valorizar a formação do professor. Nesse sentido, o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) aprovou, na última segunda-feira, 10, a criação de dez bolsas de Residência em Docência, programa de especialização para professores recém-formados em licenciaturas.

Essa é a primeira vez que o programa de Residência em Docência acontece na história da UFJF, e a universidade é uma das poucas instituições no Brasil a oferecê-lo. Serão selecionados professores recém-graduados em qualquer instituição, pública ou privada, para as áreas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, para aqueles com formação em Pedagogia; Ensino Fundamental II, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, para os candidatos com formação em todas as disciplinas presentes na grade escolar básica (Português, História, Matemática e Química, entre outros).

O processo de seleção para a bolsa de formação e valorização da docência em Educação Básica consistirá em uma prova, em que serão selecionados até um professor para cada área, a partir dos melhores classificados. O período de inscrição, perfil dos bolsistas e valor das bolsas serão informados no edital de seleção, a ser divulgado em breve pela comissão instituída pela Prograd. Ao todo, nove professores desenvolverão atividades no Colégio de Aplicação João XXIII, e uma bolsa será desenvolvida em uma escola municipal de educação infantil, ainda não definida.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o programa parte do reconhecimento do papel da universidade no cenário nacional de formação de professores. “A universidade pública tem competência e qualidade para formar bons professores. Aliado a isso, temos na UFJF a particularidade de ter o Colégio de Aplicação, onde as práticas pedagógicas de todos os campos disciplinares são desenvolvidas. Esse é um reconhecimento do trabalho que é feito no João XXIII e também uma possibilidade de aquele grupo de docentes, aliados aos docentes da Universidade, continuarem formando professores para a sociedade brasileira, com a qualidade do serviço que eles já prestam para a educação base.”

(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação
E-mail: secretaria.prograd@ufjf.edu.br