Rede Alfamed

Você está em: Rede Alfamed

alfamed

A Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação Alfamed – Competências Midiáticas da Cidadania é formada por pesquisadores argentinos, brasileiros, colombianos, chilenos, equatorianos, espanhóis, italianos, portugueses e venezuelanos, comprometidos com o interesse de criar fundamentar, desenvolver, experimentar e difundir trabalhos de investigação na Comunicação e Educação (literacia midiática) em países ibero-americanos e europeus.

O objetivo da rede Alfamed é propiciar espaços de fortalecimento para as atividades de formação, investigação, extensão, produção e difusão, associadas ao estudo sobre competências midiáticas na cidadania.

Universidades brasileiras participantes

universidades

Pesquisadores

Gabriela Borges
Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com estágios na UAB/Barcelona e no Trinity College Dublin e Pós-doutorado na UALG/Portugal, atuando nos Doutorados em Comunicação, Cultura e Artes e Média-Arte Digital. Professora do Mestrado em Comunicação da FACOM/UFJF. Publicou Qualidade na TV Pública Portuguesa. Análise dos programas do canal 2:, Estudos Televisivos: Diálogos Brasil/Portugal, TV: formas audiovisuais de ficção e documentário Vol I e II e Discursos e Práticas de Qualidade na TV.

Alexandra Bujokas de Siqueira
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Graduada em Jornalismo, doutora em Educação com pós-doutorado em Estudos de Mídia pela The Open University inglesa. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM e coordenadora do Centro de Educação a Distância.

Márcia Barbosa da Silva
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora Doutora em Educação do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa com investigação, docência e publicações concentradas na área de mídia e educação e formação de professores. Coordenei vários eventos na área de Comunicação e Educação.

Ailton Paulo de Oliveira Júnior
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado (2003) e Pós-Doutorado (2009) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, vice coordenador do Mestrado Acadêmico em Educação.

Adilson Vaz Cabral Filho
Universidade Federal Fluminense

Professor do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Vida Cotidiada e de Estudos de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação Social. Coordenador do Grupo de Pesquisa EMERGE – Centro de Pesquisa e Produção em iComunicação e Emergência.

Soraya Maria Ferreira Vieira
Universidade Federal de Juiz de Fora
Profa Associada da UFJF. Faculdade de Comunicação. Atua na graduação e pós-graduação. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Atuou na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo.Livro recente: A Televisão em Tempos de Convergência.Pesquisa a linguagem audiovisual e televisiva e suas extensões no cyberespaço.

Monica Fantin
Universidade Federal de Santa Catarina
Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduaçao em Educação, do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq, desenvolve pesquisa sobre estudos da infância, mídia-educação, escola e cultura digital.

Francisco J. Paoliello Pimenta
Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Tisch School of the Arts da New York University. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Foi jornalista e tradutor. É Professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação. Atua na área de Semiótica e Epistemologia.

Gilka Girardello
Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Centro de Educação da UFSC, em Florianópolis, Brasil. Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação na City University of New York. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas “Infância, Comunicação, Cultura e Arte” da UFSC.

Vânia L Quintão Carneiro
Universidade de Brasília
Professora Associada da Universidade de Brasília. Atua no Programa de Pós-Graduação e no curso de graduação em pedagogia da Faculdade de Educação, na área de educação, tecnologias e comunicação. Linha de pesquisa: mídias e mediações pedagógicas. Líder do grupo de pesquisa lattes Educamídia (UNB/CNPq).

Martha  Prata-Linhares
Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE/UFTM). Professora e pesquisadora do Centro de Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação (CEAD/UFTM) . É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) da PUC/SP, e no Grupo Educação, Mídia, Cultura e Novas Cidadanias da UFTM . Atua na área de educação.

Letícia B. Torres Americano
Universidade Federal de Juiz de Fora
Coordenadora do Curso de Comunicação/Jornalismo, turno integral da UFJF. Mestre em Comunicação e Cultura pel Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistente II da UFJF. Responsável pela disciplina de Publicidade e Propaganda.

Confira mais informações no linkhttp://www.redalfamed.org/

Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática